Carnaval de Moncarapacho celebra 125 anos com festa “rija”

A organização espera 20 mil pessoas nos dois dias do cortejo

ouvir notícia

O mais antigo carnaval do país, segundo a organização, a União de Freguesias de Moncarapacho e Fuseta, celebra 125 anos em 2024. Com o apoio do município de Olhão e a colaboração da população local, o desfile irá realizar-se nos dias 11 (domingo) e 13 (terça) de fevereiro, com início às 15h00 e entrada livre.

A primeira edição do Carnaval de Moncarapacho realizou-se em 1899 graças a estudantinas de origem espanhola que desfilaram pelas ruas e à noite iam aos bailes. Estas juntavam pessoas de todas as idades. Desde então, a folia carnavalesca manteve-se presente. Foi em 1913 que se efetuou o primeiro desfile com um carro alegórico, um “trem” de família Carrajola.

Em 1934 criou-se uma comissão para a organização do carnaval e começou a classificar-se os carros mais bem decorados com as conhecidas flores de papel, iniciando-se a “Batalha das Flores”, nome que ficou associado a partir daí, tornando-o diferente de todos os outros do país, realçando a sua singularidade e autenticidade. Este ano, a organização espera 20 mil pessoas nos dois dias do cortejo.

- Publicidade -

Bailes na Casa do Povo

Apoiados pela União de Freguesias de Moncarapacho e Fuseta, a Casa do Povo de Moncarapacho organiza os tradicionais bailes de máscaras, entre os dias 9 e 13 de fevereiro, com princípio às 22 horas, animados pelos seguintes músicos: Carlos Granito (9), Sandrine (10), Luís Filipe (11), com “Concurso de Máscaras”, Duo Reflexo (12) e Cristiano Martins (13), com o “Enterro do Entrudo”.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.