Castro Marim: população incentivada a perder os quilos a mais

ouvir notícia

O município de Castro Marim apresentou na semana passada o primeiro Programa Municipal de Combate à Obesidade no país.

O programa, que foi apresentado na biblioteca municipal pela responsável da consulta de obesidade do Centro Hospitalar do Algarve (CHA), a médica Catarina Mendonça, inclui acompanhamento psicológico, nutricional e físico.

A iniciativa, do município de Castro Marim em articulação com o centro de saúde local, consiste na constituição de uma equipa pelos técnicos de desporto municipais, liderados por Jorge Neves, pela nutricionista Joana Faria e a psicóloga Ana Calvinho.

- Publicidade -

“O principal flagelo deste século”, como salientou Catarina Mendonça, “é atualmente responsável pela diminuição da qualidade de vida e pela morte prematura, devendo atingir metade da população mundial daqui a nove anos”.

O presidente da Câmara Municipal de Castro Marim, o também médico Francisco Amaral, alerta ainda que a obesidade “é uma das doenças mais frequentes, presume-se que afete 1/3 da população portuguesa, e que contribui para uma elevada taxa de morbi-mortalidade da população em geral”.

Por isso, o autarca defende que o seu combate deveria ser “uma prioridade de todos os organismos estatais ligados à saúde, mas, infelizmente, é secundarizado e a resposta e os técnicos são manifestamente insuficientes”.

Para além deste programa de combate à obesidade, a autarquia de Castro Marim continua a desenvolver também o programa de cessação tabágica, “com elevada percentagem de sucesso, sendo já duzentos o número de ex-fumadores daí consequentes”, realça a câmara.

NC|JA

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.