Catálogo da exposição “Itinerários da arte moderna no Algarve” apresentado este sábado

Publicação resulta de uma parceria com Fundação Millennium e o município de Faro, que conta com a curadoria de Fernando Rosa Dias, docente da Faculdade de Belas-Artes de Lisboa

ouvir notícia

O Museu Municipal de Faro acolhe este sábado, dia 15, pelas 17h00, a apresentação do catálogo da exposição “Itinerários da Arte Moderna no Algarve”, uma parceria entre a Fundação Millennium BCP e o município.

A publicação revela, ao longo de quase cem páginas, “um trabalho de investigação da história de arte local e regional que faltava fazer”, revela a autarquia em comunicado.

“Aqui é revelado um Algarve cultural e artístico dos finais do século XIX e primeiras décadas do século XX, nomeadamente nas correntes do Futurismo e Modernismo, em que se destacam nomes como Falcão Trigoso, João Vaz, Lyster Franco, Ezequiel Pereira, Carlos Porfírio, Roberto Nobre, Eduardo Viana e Maria Alexandrina Chaves, a primeira mulher algarvia diplomada em Belas Artes”.

- Publicidade -

Mas a publicação não se fica por estas gerações do Naturalismo ao Modernismo, descrevendo também a relação de artistas mais contemporâneos com o Algarve, como Júlio Pomar, René Bértholo, Costa Pinheiro ou Manuel Baptista.

No fim do catálogo, com chancela da Caleidoscópio, as páginas são dedicadas a uma análise artística e estética de cada uma das obras integradas na exposição, a sua maioria pertencente ao acervo da Fundação Millennium.

O evento contará com a participação de Fernando Rosa Dias, docente na Faculdade de Belas-Artes de Lisboa e curador, coordenador e autor da maioria das páginas do catálogo, bem como de o presidente da Câmara Municipal de Faro, Rogério Bacalhau, o presidente da Fundação Millennium, embaixador António Monteiro, o diretor do Museu Municipal de Faro, Marco Lopes, assim como a docente da Universidade do Algarve Mirian Tavares e o investigador Luis Lyster Franco.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.