CCDR lança cinco novos concursos para apoiar empresários da região

ouvir notícia

.

Os empresários algarvios que pretendam candidatar-se aos denominados Sistemas de Incentivos às Empresas do PO Algarve 21 já têm à disposição mais cinco novos concursos no âmbito do QREN, cujo prazo de candidaturas começou no passado dia 23 de dezembro.

O novo período para apresentação de projectos a financiamento no âmbito do Sistema de Incentivos à Qualificação e Internacionalização de PME do QREN apoia fundamentalmente investimento não produtivo.

Esta fase tem como objectivo a promoção da competitividade das empresas, através do aumento da produtividade, da flexibilidade e da capacidade de resposta e presença activa das PME no mercado global.

- Publicidade -

Podem candidatar-se projectos de diferentes tipologias: Projectos I & DT Individuais, Núcleos I & DT, Inovação Produtiva PROVERE, Vale Inovação.

A CCDR-Algarve está a preparar várias sessões de divulgação, que terão lugar nos dias 26 e 27 de janeiro, embora os locais ainda não tenham sido divulgados. As inscrições são gratuitas e abrem no próximo dia 12.

Recorde-se que dos projectos empresariais aprovados do Programa Operacional do Algarve,  71 são de Internacionalização e representam 6,1 milhões de euros de fundos europeus.

De acordo com a CCDR-Algarve, o investimento foi maioritariamente canalizado para o marketing internacional, feiras, marcas, prospecção de novos mercados, contratação de serviços e despesas associadas a reuniões no estrangeiro.

Em termos de mercados as preferências dos empresários incidiram na Europa (Reino Unido), depois África (Angola), América do Sul ( Argentina e Brasil), Magrebe (Marrocos) e a seguir a América do Norte ( Estados Unidos). Refira-se que do universo de 71  projectos, 46 são novas empresas exportadoras.

Novo concurso para apoio a projetos empresariais no interior do Algarve

Entretanto, também já está aberto, desde 23 de dezembro e até 31 de março, um novo concurso específico para apresentação de candidaturas aos sistemas de incentivos do QREN para projectos integrados nos Programas de Acção do PROVERE – Programa de Valorização Económica de Recursos Endógenos respeitante ao Interior.

Este concurso destina-se a incentivar os investimentos privados de inovação produtiva, estimulando assim o desenvolvimento da iniciativa empresarial em territórios de baixa densidade populacional e económica.

A dotação orçamental global afecta a este concurso do PO Algarve 21 para projectos de investimento na região é de 5 milhões de euros.

Todos os projectos (âncora e complementares) serão hierarquizados de acordo com o seu mérito para efeitos de utilização da dotação orçamental. “Em qualquer circunstância, os projectos de investimento reconhecidos como projectos âncora terão fi­nan­ci­a­men­to garantido desde que sejam considerados elegíveis”, garante a CCDR-Algarve.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.