Centro Cultural de Lagos recebe espetáculo “Eu sou Lorca”

ouvir notícia

A nova criação da jovem companhia Momento – Artistas Independentes, Eu sou Lorca, apresenta-se pela primeira vez no Algarve, no Centro Cultural de Lagos, no dia 6 de abril, pelas 21h30.

Tem como base o texto “Assim que Passarem Cinco Anos”, do poeta e dramaturgo espanhol Federico García Lorca, para pensar sobre “o que é ser artista durante um regime ditatorial e sobre a liberdade nas artes contemporâneas”, informa em comunicado.

Apesar de não existir um registo oficial sobre a morte de Federico García Lorca, a versão que parece reunir consenso é a de que este terá sido fuzilado de costas (simbolizando macabramente a sua homossexualidade), nos primeiros anos da ditadura franquista. Revolucionário e defensor dos direitos de minorias étnicas, como os Ciganos, sobre quem escreveu, Lorca permanece até aos dias de hoje, um “símbolo máximo do horror e da repressão fascista”, avança.

- Publicidade -

Com este projeto, a companhia quer trabalhar temas como “a liberdade individual, a homossexualidade em tempos de ditadura e a criação artística em tempos de liberdade”, no ano em que se assinala o 50.º aniversário do 25 de Abril de 1974.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.