Cerca de 2000 crianças preparadas para atuar em acidentes e catástrofes

ouvir notícia

.

A proteção civil de Albufeira está de regresso às escolas do concelho para promover ações de sensibilização e prevenção, destinadas a implementar um conjunto de rotinas e comportamentos adequados em situações de emergência. O projeto que tem sido muito bem acolhido pela comunidade escolar irá envolver aproximadamente duas mil crianças.

As ações, que arrancaram na semana passada e estendem-se até ao próximo dia 3 de março, envolvem os funcionários do serviço municipal de proteção civil de Albufeira, acompanhados pelos bombeiros locais, GNR e elementos da Cruz Vermelha Portuguesa. Todos juntos vão visitar todas as escolas do 1º ciclo do concelho, no âmbito de “uma iniciativa conjunta que tem por objetivo sensibilizar e preparar a comunidade educativa para as medidas corretas a adotar em caso de acidentes e catástrofes”, adianta a proteção civil.

Segundo os responsáveis, a iniciativa, que teve início em 2014, aborda diferentes temáticas em função do ano de escolaridade dos participantes.

- Publicidade -

Como reagir em caso de sismo, tornado ou incêndio

Assim, os mais pequeninos (1º ano) trabalham o tema “À Descoberta da tua Segurança”, que pretende sensibilizar as crianças sobre a forma de reagir numa situação de emergência e como proceder em caso de sismo, tornado e incêndio. Os alunos do 2º e 3º ano participam na ação “Nós e os Riscos”, uma forma divertida de aprender medidas de prevenção e autoproteção, nomeadamente quando ocorrem catástrofes como inundações, terramotos e incêndios. Aos mais crescidos (4º ano) é-lhes atribuída a missão “O Primeiro Socorrista” que permite adquirir os conhecimentos necessários para prestar os primeiros socorros.

No final, toda a comunidade escolar vai participar num simulacro de evacuação de incêndio ou sismo, com vista a testar os conhecimentos adquiridos.

“Com este projeto, a autarquia, através das diferentes entidades responsáveis pela proteção civil no concelho, pretende desenvolver um conjunto de rotinas destinadas a ensinar os mais pequeninos a atuar de forma eficaz face a cenários de emergência”, remata a câmara municipal.

JA

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.