Com silêncio honramos a nossa tradição literária

Salvador Santos
Salvador Santos
Salvador Santos, nasceu em Chaves, no ano de 1979. Vive no Algarve desde os quatro anos. Frequentou o curso Estudos Portugueses na Universidade do Algarve. Foi editor na Sul, Sol e Sal. É autor dos livros de poesia «Selvagem» e «Cartographya»

Morreu o Nuno Júdice e contra isso nada podemos. Morreu e nem a sua poesia, nem a sua ficção, nem os seus ensaios atenuam a dor da sua partida. Fica a convicção – com que compensamos a ausência dos escritores e dos artistas – de que revisitando a sua obra nos reencontramos com eles. Ao que parece ser certo é que morrem
sempre cedo aqueles que amamos. É uma evidência. Assim como o facto de o corpo ser inegociável.

O poeta, nascido na Mexilhoeira Grande, em 1949, afirmou-se em com a publicação de “A Noção do Poema”, na coleção Cadernos de Poesia, da editora Dom Quixote e, desde esse longínquo ano de 1972 tornou-se uma voz ímpar e consensual, na media em que os consensos poéticos são possíveis no panorama da poesia portuguesa contemporânea.

No que diz respeito ao Algarve, pertencia a uma geração de ouros, rara em qualidade e em número, da qual apenas resta Casimiro de Brito mortos que já eram António Ramos Rosa e Gastão Cruz.

Não seria justo para o poeta que este pequeno espaço se assumiu-se como uma espécie de elogio fúnebre. Seria pouco. Muito pouco para a dimensão e a excelência do poeta, do professor e do cidadão comprometido com o seu tempo.

Estou certo que o Nuno Júdice não me recriminaria se a propósito da sua morte saísse das lágrimas e dos lamentos que se devem nestas ocasiões e caminhasse em direção ao amanhã.
Há uns anos participei numa tentativa gorada, como tantas outras, no sentido de pressionar o Governa a criar um museu de arte contemporânea, no Algarve. Nesse caso particular todos os argumentos eram vencidos pela circunstância de sermos, à altura – e ainda continuar a ser – das poucas, senão a única, região do país onde não existe um equipamento dessa natureza.

Quando me associei à iniciativa estava plenamente convencido da sua necessidade e pertinência.
No entanto, refletindo sobre a produção cultural na região, e de autores nascidos no Algarve, a primazia da literatura como a «arte» em que a região mais se distinguiu era evidente.

Se as artes visuais têm tido um peso marginal naquilo que se poderá considerar o contributo da região para uma estimativa nacional das artes plásticas já o caso das letras é bem diferente. Convém relembrar que morreu, há bem pouco tempo, o Manuel Baptista, que durante décadas foi o único artista nascido no Algarve com obra reconhecida e a integrar os principais circuitos de arte contemporânea, públicos e privados, nacionais e a ver o seu trabalho representado nas coleções de arte contemporânea mais relevantes.

E, é essa razão que me tem levado a pensar o quão oportuno seria uma casa dedicada às letras, no Algarve. Um museu da literatura, um centro dedicado à poesia, tanto importa. O que não deixava de ter sentido era um espaço onde se guardasse a memória e desse a conhecer o Pentateuco, o primeiro livro impresso em Portugal, João de Deus, Manuel Teixeira Gomes, os poetas futuristas algarvios, com Carlos Porfírio e Lyster Franco à cabeça, o Prisma de Cristal e os Cadernos do Meio-Dia que foram um momento de vanguarda e transformação da moderna poesia portuguesa.

Em Vila Nova de Famalicão, a Fundação Cupertino de Miranda criou uma «Torre Literária», onde, ao longo de 14 salas e 4 andares se desenvolve a exposição «Louvor e Simplificação da Literatura Portuguesa». Fosse o Minho a terra natal de António Aleixo, António Ramos Rosa, Assis Esperança, Casimiro de Brito, Gastão Cruz, Lídia Jorge, Maria Aliete Galhoz, Nuno Júdice, Teresa Rita Lopes.

Deixe um comentário

Exclusivos

Agricultura regenerativa ganha terreno no Algarve

No Algarve, a maior parte dos agricultores ainda praticam uma agricultura convencional. Retiram a...

Liberdade e democracia na voz dos mais jovens

No 6.º ano, o 25 de abril de 1974 é um dos conteúdos programáticos...

Algarve comemora em grande os 50 anos do 25 de Abril -consulte aqui a programação-

Para assinalar esta data, os concelhos algarvios prepararam uma programação muito diversificada, destacando-se exposições,...

Veículos TVDE proibidos de circular na baixa de Albufeira

Paolo Funassi, coordenador da concelhia do partido ADN - Alternativa Democrática Nacional, de Albufeira,...

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.