Fátima está atrair um volume crescente de turistas de paises distantes, em particular sul-coreanos, brasileiros americanos e polacos, que têm evidenciado as maiores subidas nos últimos anos.
Além destes, também grupos de peregrinos das Filipinas, India, China, Indonésia, Japão, Malásia, Sri Lanka, Líbano ou Ilha da Reunião, entre várias outras nacionalidades, se têm registado junto dos serviços oficiais do santuário.
“Fátima está em franco crescimento para o mundo. Temos esta ‘jóia da coroa’, mais conhecida até que a marca Portugal, e a nossa obrigação é valorizá-la”, salienta Paulo Fonseca, presidente da câmara de Ourém, que em julho vai à Indonésia lançar a primeira pedra da réplica da capelinha das aparições de Fátima, que vai ser construída na ilha das Flores.
Fátima espera uma nova enchente a 13 de maio, mas o objetivo dos empresários locais é apostar na promoção internacional, de forma a reforçar o turismo neste destino nos vários períodos do ano.
JA