Comunidade de Santa Rita elabora presépio algarvio

O presépio algarvio pode ser visitado de segunda a sexta-feira

ouvir notícia

A comunidade de Santa Rita, no concelho de Vila Real de Santo António, elaborou um presépio algarvio que pode ser visitado na Antiga Escola Primária até 6 de janeiro, anunciou o Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela.

No Algarve, no último mês do ano, era tradição elaborar o presépio e o “altarinho” de cariz popular, dentro das casas, em cima da cómoda, elevado ao centro com degraus.

O menino Jesus era colocado no alto, cercado de searinhas, laranjas e outros frutos, votos de pão e de prosperidade para a família, naquela que é uma tradição que parece remontar à Idade Média, segundo o comunicado.

- Publicidade -

As searinhas são semeadas, por tradição, no dia 8 de dezembro, dia de Nossa Senhora da Conceição, continuando os cultos da fertilidade na altura em que nos campos se fazem as sementeiras.

“Os grãos de trigo, centeio, cevada são colocados a germinar em latinhas de conserva ou pires e mantidos húmidos enquanto germinam. São oferecidas ao menino Jesus com o pedido de boas colheitas”, explica.

O presépio algarvio pode ser visitado de segunda a sexta-feira, entre as 09:00 e as 13:00 e das 14:00 às 17:00.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.