Concurso de mastros, bailes e marchas nos Santos Populares de Castro Marim

ouvir notícia

.

Castro Marim volta a comemorar os Santos Populares (Santo António, São João e São Pedro) com o apoio da câmara municipal, o que acontece pelo 15.º ano consecutivo, com a realização do Concurso de Mastros do concelho, uma das tradições de grande apreço dos castro-marinenses, onde o cheiro do alecrim e do manjerico se misturam com o das sardinhas assadas.

As associações locais trabalham empenhadamente, desde há dois meses, na elaboração dos mastros tradicionais, profusamente decorados com os balões de papel e os festões, e na construção de quadras alusivas a estas festas populares, os quais serão avaliados por um júri que tem a difícil tarefa de escolher os melhores mastros postos a concurso.

Os vencedores do Concurso de Mastros vão ser conhecidos no dia 23 de junho, à noite, durante o Arraial de São João, que a autarquia promove na Praça 1º de Maio, em Castro Marim.

- Publicidade -

O Concurso de Mastros é uma organização da Câmara Municipal de Castro Marim e tem a participação da Associação Recreativa e Cultural dos Amigos da Alta Mora (ARCDAA), da Associação Recreativa e Cultural “Azinhal” (ARCA), da Associação Social da Freguesia de Odeleite, da Banda Musical Castromarinense, da Casa do Povo do Azinhal, do Campesino Recreativo Futebol Clube, do Grupo Desportivo e Cultural do Rio Seco e do Clube de Junqueira.

O evento conta com as colaborações do Agrupamento de Escolas de Castro Marim, da Associação Odiana, do Centro de Cultura e Desporto do Pessoal da Autarquia (CCD) e do Sapal Verde, que integram o júri.

Marchas Populares esta quinta-feira

A anteceder os bailes e o concurso de mastros, esta quinta-feira realiza-se o desfile de marchas populares na Praça 1.º de Maio, na sede do concelho, a partir das 21h30. Esta festa popular, organizada pela junta de freguesia local, contará com apresença das marchas do Grupo Etnográfico Amendoeiras em Flor e da Junta de Freguesia de Castro Marim. O baile será animado por Sérgio Conceição.

Programação dos bailes

Santo António: Dia 13 – Junqueira (Duo Reflexo, no polidesportivo às 22h00), Odeleite (no Largo 25 de Abril às 21h30), Rio Seco (na sede do GDC Rio Seco às 22h00) e Azinhal (no Largo de Santa Bárbara às 21h30). Dia 14 – Alta Mora (Sandrine, na sede da ARCDAA às 21h30), Monte Francisco (Grupo +2, na sede do Campesino RFC) e Castro Marim (Largo da Casa da Música às 22h00).

São João: Dia 20 – Alta Mora (Duo Reflexo, na sede da ARCDAA às 21h30), Junqueira (no polidesportivo às 22h00) e Castro Marim (Largo da Casa da Música às 22h00). Dia 21 – Monte Francisco (Grupo Som Ritmo, na sede do Campesino às 21h30), Rio Seco (na sede do GDC Rio Seco às 22h00). Dia 22 – Monte Francisco (na sede do Campesino às 21h30). Dia 23 – Castro Marim (Grande Arraial de São João, na Praça 1.º de Maio, às 22h00).

São Pedro: Dia 28 – Alta Mora (Carlos Pereira, na sede da ARCDAA às 21h30). Dia 29 – Castro Marim (Largo da Casa da Música às 22h00). Dia 05 de julho – Rio Seco (sede do GDC Rio Seco às 22h00).

.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.