Confirmado o uso de armas químicas na Síria

ouvir notícia

.

Especialistas em armas químicas confirmam a utilização de gás mostarda durante combates na Síria, em agosto. De acordo com a agência Reuters, o relatório de 29 de outubro da Organização para a Proibição de Armas Químicas (OPAQ) assegura que o produto químico foi usado num combate entre insurgentes do Estado Islâmico (Daesh) e outro grupo de rebeldes.

O relatório, citado pela agência de notícias, refere “com a máxima confiança de que pelo menos duas pessoas foram expostas a mostarda de enxofre” na cidade de Marea, no norte da Síria, a 21 de agosto.

O agente químico, conhecido como gás mostarda, provoca queimaduras graves nos olhos, pele e pulmões, e encontra-se proibido sob lei internacional. O relatório da OPAQ vem comprovar oficialmente a utilização do produto na Síria, sendo que o país concordou em destruir todo o seu programa de armas químicas, com base num acordo efetuado com os Estados Unidos e a Rússia, em setembro de 2013.

- Publicidade -

A confirmação do uso de gás mostarda, com base no relatório, vem reforçar anteriores indícios de que o Estado Islâmico estaria a recorrer a armamento químico e a usá-lo em ambos os lados da fronteira entre o Iraque e a Síria, o que viola resoluções do Conselho de Segurança das Nações Unidas e convenções internacionais após a Primeira Grande Guerra.

Segundo a Reuters, as evidências vão ser apresentadas ao secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, ainda este mês. O Conselho Executivo da OPAQ convocou também uma sessão especial para 23 de novembro, em Haia, com vista a discutir os mesmos resultados.

Rede Expresso

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.