Continente sob aviso laranja devido a chuva e vento

ouvir notícia

O Instituto de Meteorologia (IM) colocou hoje todo o território continental sob aviso laranja devido à chuva e vento fonte, com exceção de Faro, Madeira e Açores, que estão com o aviso amarelo ativo.

De acordo com o site oficial do IM, quase todo o país, de norte a sul, está colorido a laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro, que significa uma situação meteorológica de risco moderado a elevado.

A chuva forte e o vento são os principais responsáveis pela ativação do aviso laranja, que é substituído pelo amarelo no distrito de Faro e nos arquipélagos da Madeira e dos Açores, que irão sofrer igualmente os efeitos do mau tempo, embora com menor intensidade.

- Publicidade -

O aviso amarelo, o menos grave, significa situações de risco para determinadas actividades dependentes das condições meteorológicas.

Segundo as previsões do IM, o céu apresentar-se-á hoje muito nublado, com períodos de chuva, que será temporariamente forte, e existindo ainda condições favoráveis à ocorrência de trovoadas.

O vento será moderado a forte (30 a 45 km/h) do quadrante sul, temporariamente forte (45 a 55 km/h), com rajadas que poderão atingir os 90 km/h no litoral oeste. Nas terras altas, porém, o vento soprará forte a muito forte (40 a 60 km/h) do quadrante sul, com rajadas até 110 km/h.

Relativamente ao estado do mar na costa ocidental, as ondas serão de sudoeste com três a quatro metros, aumentando depois para os quatro ou cinco metros. A temperatura da água do mar oscilará entre os 17 e os 18 graus.

Na costa sul, as ondas de sudoeste terão dois a três metros, aumentando depois para os três a quatro metros, e com a temperatura a chegar aos 19º.

Entretanto, as barras de Caminha, Vila Praia de Âncora e São Martinho do Porto foram já encerradas.

O IM prevê ainda uma ligeira descida da temperatura máxima, com o Porto e Faro a registarem 21º, 22º em Ponta Delgada, 23º em Lisboa e 26º no Funchal.

AL/JA

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.