Covid-19: Municípios algarvios compram 30 ventiladores

ouvir notícia

A Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL) anunciou hoje que vai comprar 30 ventiladores, para juntar aos cerca de 60 que o Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA) já tinha programado adquirir, aumentando a capacidade resposta face à pandemia de covid-19.

Esta decisão foi tomada após uma reunião que juntou representantes dos 16 municípios da região e responsáveis da Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve e do CHUA, para fazerem um ponto de situação da evolução da pandemia, referiu a AMAL em comunicado. 

Os municípios algarvios mostraram-se disponíveis para “ajudar em tudo o que estiver ao seu alcance para colmatar eventuais necessidades no combate ao covid-19” e decidiram “adquirir mais 30 equipamentos como os ventiladores invasivos para juntar aos quase 60 que o CHUA já tinha programado”, adiantou a AMAL.

- Publicidade -

Estes ventiladores vão permitir, segundo a AMAL, “praticamente triplicar a capacidade instalada na região”.

A mesma fonte destacou que o presidente do conselho diretivo da ARS do Algarve, Paulo Morgado, e a presidente do Conselho de Administração do CHUA, Ana Paula Gonçalves, adiantaram que os hospitais de Faro e Portimão avançaram para a “criação de serviços de atendimento específico nas urgências dos dois hospitais e nas unidades de saúde de cuidados primários”, para a “implementação de teleconsultas” e para a “redução do número de cirurgias não urgentes”.

A ARS e o CHUS acrescentaram ainda que “5% do total de infetados precisará de ventilação” e está “já contratualizado o aluguer de mais equipamentos desta natureza”.

“A colaboração com unidades privadas de saúde também tem sido articulada, no sentido de se colmatar possíveis necessidades de equipamentos ou acomodação de doentes com outras patologias, porque, nesta fase, todos os doentes com covid-19 serão tratados no Serviço Nacional de Saúde”, sublinhou.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.