CRÓNICA DE FARO: O farense João Rodrigues venceu a Volta a Portugal

Não tiramos o mínimo valor à típica aldeia tavirense de Faz Fato, em plena serra algarvia na freguesia de Conceição de Tavira, que foi e continua, com todo o mérito a sê-lo, o ninho acolhedor, desde os primeiros dias, desse notável farense que é João Rodrigues, vencedor justo e provado da 81.ª Volta a Portugal em Bicicleta.

Certo é que o ciclista do W52 – F. C. Porto demonstrou, uma vez mais e fê-lo de forma categórica desta feita no decisivo contra relógio corrido entre Vila Nova de Gaia e Porto batendo o, também valoroso corredor Joni Brandão, com quem estava empatado na classificação geral. Nasceu em Faro, na freguesia da Sé a 15 de Novembro de há 24 anos e como tal, não obstante toda a sua vivência naquela hospitaleira zona do interior algarvio, é um conterrâneo que nos honra e honra a terra onde nasceu.

Foi no Faz Fato que cresceu para a vida, que criou os seus amigos e se fez rapaz e homem, ali se enraizando, não obstante fazer o Ensino Secundário em Tavira, onde concluiu o 12.º ano, referência sempre exigida por seus extremosos pais, Álvaro Rodrigues e Irene Rodrigues, que o animando nas opções desportivas, primeiro o futebol federado pelo Ginásio Clube de Tavira e depois o ciclismo em que se iniciou no Clube de Ciclismo de Tavira, donde transitou, em 2016, para os Dragões.

A vitória do campeão João Rodrigues, que foi festivamente assinalada no Faz Fato e seguida pela transmissão televisiva em direto trouxe-nos à memória os feitos de outro grande algarvio que por Faro viveu a maior parte da sua vida, outro Rodrigues, o saudoso Ildefonso, que ainda hoje mantém o segundo lugar em número de etapas conquistadas numa Volta a Portugal, quando esta o era, pelo seu percurso, de todo o País, que não de apenas metade como ora sucede.
Parabéns, João Rodrigues!

João Leal

pub

 

 

 

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Tamanho da Fonte
Contraste