Crónica de Faro: Uma farense “Imperatriz” no Egipto

É um dos nomes sonantes da música portuguesa e sul – americana contemporâneas. Licenciada em Psicologia, que exerce, tal realça o nível intelectual desta farense. Porque é verdade é que a Dra. Susana Travassos ou a cantora Susana Travassos nasceu na capital sulina. Isto não nega, no mínimo, a sua íntima e visceral ligação a Vila Real de Santo António, de que continua a ser uma positiva referência. Mas Faro também se orgulha e muito desta doutora – artista com tantos e tantos milhares de fãs, com um destaque próprio e referenciável na América Latina (Brasil e Argentina).

Está profundamente enraizada no «Times», como o sempre saudoso fundador, jornalista José Barão gostava de tratar o «Jornal do Algarve», de que seus pais, o Dr. Fernando Reis e D. Luísa Travassos, são traves mestras!


Ora esta farense logrou alcançar assinalado êxito no milenário Egipto, histórico país onde outro algarvio e vilarrealense, o técnico de futebol Manuel José é uma referência plena.


Esta presença de Susana Travassos na capital faraónica reveste-se ainda de um significado próprio, não apenas pelo êxito actuativo alcançado, como por ele ter por acto principal o «She Arts Festival». Isto num país marcadamente islâmico, o que representa (um Festival exclusivamente para intérpretes femininas) um «tempo novo» nos direitos cívicos das mulheres árabes.


Por esta «lança metida em África» as mais efusivas felicitações à artista – psicóloga «nossa conterrânea», a quem desejamos a total continuidade dos êxitos alcançados na Europa, América e África!

João Leal

Deixe um comentário

Exclusivos

Agricultura regenerativa ganha terreno no Algarve

No Algarve, a maior parte dos agricultores ainda praticam uma agricultura convencional. Retiram a...

Liberdade e democracia na voz dos mais jovens

No 6.º ano, o 25 de abril de 1974 é um dos conteúdos programáticos...

Algarve comemora em grande os 50 anos do 25 de Abril -consulte aqui a programação-

Para assinalar esta data, os concelhos algarvios prepararam uma programação muito diversificada, destacando-se exposições,...

Veículos TVDE proibidos de circular na baixa de Albufeira

Paolo Funassi, coordenador da concelhia do partido ADN - Alternativa Democrática Nacional, de Albufeira,...

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.