Depois da polémica, já se pode estacionar no antigo Campo das Gaivotas, em Armação de Pêra

Nos últimos anos, o antigo campo de futebol estava a ser utilizado como parque de estacionamento de veículos automóveis e de autocaravanas

ouvir notícia

Nas últimas semanas, turistas, comerciantes e comunidade local de Armação de Pêra, concelho de Silves, encontram, para sua surpresa, vedações e baias que impossibilitavam o acesso ao “parque de estacionamento” do antigo Campo das Gaivotas, junto à Praia dos Pescadores. Os moradores mostraram-se indignados com a situação, o que levou a autarquia a convocar uma sessão de esclarecimento. As baias já foram retiradas.

No dia 5 de abril, a Câmara Municipal de Silves juntou todos os intervenientes numa sessão pública com vista à resolver aquilo que muitas chamam de “birras” entre o proprietário do terreno (um privado), a coletividade que explorava monetariamente o terreno como parque de estacionamento sem licença (o Clube de Futebol Os Armacenenses) e o município de Silves.

Francisco Alberto, pescador e canalizador, é natural de Armação de Pêra e falou com o JA, a quem mostrou a sua indignação pela “falta de soluções que demoram”. Explicou-nos que “fecharam o parque do campo sem dar cavaco a ninguém” e exalta: “Esta é uma terra abençoada por Deus e maltratada pelos homens. Aqui, quem tem olho é rei e os santos da terra não fazem milagres”.

- Publicidade -

Nos últimos anos, o antigo campo de futebol estava a ser utilizado como parque de estacionamento de veículos automóveis e de autocaravanas, revertendo as receitas para Os Armacenenses.

“Pela altura do Carnaval”, como recorda Francisco Alberto, o terreno foi vedado, impossibilitando turistas e moradores de estacionar – decisão que provocou “constrangimentos de estacionamento” numa terra que “é vítima de um mau plano de urbanismo, de interesses que prejudicam a terra, as pessoas e o comércio local”, assevera Francisco Alberto.

Segundo o vereador Maxime Sousa Bispo (CDU), da Câmara Municipal de Silves, “estamos a falar de um terreno privado que tem uma empresa como proprietária e que celebrou um contrato comodato a favor do Clube de Futebol os Armacenenses, permitindo-lhe ocupar aquele terreno e explorar o mesmo como parque de estacionamento”, esclarece ao JA.

“O Clube fazia uma exploração económica do terreno para estacionamento de carros e autocaravanas, chegando o terreno a funcionar quase como um parque para autocaravanas sem qualquer tipo de licenciamento”, nota.

Por isto, “o município chamou a atenção do Clube, no sentido de ter que cessar a atividade ilegal que desenvolvia naquele terreno. O município não proibiu o estacionamento naquele terreno, nem impôs a sua vedação. O Clube, por sua iniciativa, confrontado com a ordem de cessação de uma atividade ilegal, encerrou o espaço”, aclara o vereador,

Maxime Sousa Bispo recorda ainda que, “caso o proprietário do terreno não levante nenhuma objeção, será possível estacionar, sem que exista nenhum tipo de cobrança ou ilegalidade. Com a autorização do dono do terreno isso pode ser feito. O que não pode ser feito, atendendo que se colocou termo a uma atividade ilegal, é procurar chantagear a continuidade do exercício da atividade não permitindo que outros possam estacionar”, afirma.

O JA tentou chegar ao contacto com os responsáveis do Clube de Futebol Os Armacenenses, mas sem sucesso.

Ao JA, o vereador da autarquia de Silves avançou que o terreno em causa “já tem uma obra licenciada desde junho de 2021”, estado a autarquia “a aguardar que o dono do terreno requeira a emissão do alvará de licenciamento para executar as obras do parque de estacionamento”, obras que tem a expetativa que possam acontecer “a toda a hora”.

“Ao terem vedado a terreno e impossibilitando o estacionamento, causaram um grave problema a Armação de Pêra, principalmente aos comerciantes da frente-mar nascente. Desde que haja boa vontade, tudo será facilmente será resolvido”, conclui o vereador.

Os moradores sugerem uma “ampliação subterrânea” do parque, que “iria ajudar a terra porque cada vez há mais pessoas”, alertam.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.