Destroços do avião devem estar espalhados por 4 hectares

ouvir notícia

.

É num ambiente de grande consternação que vive nesta altura a aldeia francesa de Seyne-les-Alpes, após ter acordado esta manhã com a notícia da queda de um avião da companhia Germanwings com 150 pessoas a bordo. Com cerca de 1500 habitantes, a pequena aldeia da região dos Alpes franceses tem a maioria dos hotéis lotados, pelo que a população está a oferecer as suas casas para acolher os familiares das vítimas.

“Como não há muitos hotéis na região e os poucos que existem estão quase lotados há habitantes que estão a disponibilizar as suas habitações para receberem familiares das vítimas do acidente”, disse ao Expresso Francis Hermitte, presidente da Junta de Seyne-les-Alpes.

Está previsto que os familiares das vítimas comecem a chegar à cidade na quarta-feira de manhã, enquanto os chefes de Estado – François Hollande, Angela Merkel e Mariano Rajoy – deverão deslocar-se ao local do acidente na parte da tarde.

- Publicidade -

Segundo Frederik Petit-Jean, médico responsável de uma equipa de bombeiros que fez parte da primeira equipa de resgate que chegou ao local, a primeira perceção foi que os destroços estavam espalhados por 2 hectares, mas afinal a análise das primeiras imagens aéreas parecem evidenciar que se trata de uma extensão superior de 4 hectares.

“Sem neve já é perigoso aceder ao local, imaginem com neve e chuva”, sublinhou o responsável, acrescentando que amanhã estarão no terreno socorristas de prevenção para ajudarem as equipas de bombeiros e polícias no local, que terão o trabalho dificultado devido às condições climatéricas adversas.

O médico disse que percebeu logo na altura em que sobrevoou o local com a primeira equipa de resgate que era impossível haver sobreviventes. “Estamos em processo de investigação, amanhã vão ser analisadas as fotografias do local, mas sabe-se já que a recuperação dos corpos será muito difícil face ao seu estado”, realçou Frederik Petit-Jean num tom emocionado.

O responsável explicou ainda que o ginásio do centro da juventude da cidade será utilizado como capela mortuária para receberem os corpos das vítimas à medida que vão sendo recuperados, antes de serem transportados para Marselha para se proceder à respetiva identificação.

O avião da Germanwings, que partiu esta manhã de Barcelona com destino a Düsseldorf, desceu de altitude durante oito minutos antes de se despenhar próximo da localidade de Barcelonnette, na região de Digne-les-Bains, nos Alpes franceses, com 144 passageiros e seis tripulante a bordo.

Entre as vítimas encontram-se 67 alemães, 45 espanhóis, 2 australianos, 2 colombianos, um belga e 33 de nacionalidade desconhecida.

RE

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.