Dia do Município de Lagos vivido “em pleno” após dois anos de restrições

Entre iniciativas culturais e institucionais, destacou-se o regresso da Sessão Solene no Centro Cultural de Lagos, onde cerca de 31 individualidades, coletividades e entidades públicas foram homenageadas

ouvir notícia

Celebrado a 27 de outubro em honra de São Gonçalo de Lagos, padroeiro da cidade, o feriado municipal foi vivido de forma plena este ano, após dois anos condicionados pelas restrições derivadas da pandemia.

As celebrações arrancaram logo no dia 26, quarta-feira, com o eletrizante espetáculo de David Fonseca no Centro Cultural, uma presença já habitual em Lagos.

No dia seguinte, as atenções estiveram viradas para as várias iniciativas programadas para todo o dia, sempre com S. Gonçalo de Lagos em mente, celebrando-se este ano os 600 anos sobre a sua morte. Logo pela manhã, teve lugar a cerimónia de hastear das bandeiras na Praça Gil Eanes, que contou com a participação da banda da Sociedade Filarmónica Lacobrigense 1.º de Maio e o Grupo Coral de Lagos. O executivo e a Assembleia Municipal de Lagos e várias associações culturais e desportivas locais participaram também neste momento.

- Publicidade -

Ainda durante a manhã decorreu uma visita guiada em torno da história de S. Gonçalo, tendo sido também celebrada, na Igreja de Santa Maria, uma missa em honra do padroeiro de Lagos presidida por D. Manuel Quintas, Bispo do Algarve. A manhã ficou ainda marcada pela inauguração do busto de homenagem a D. José Sebastião d’Almeida Neto (Cardeal Neto, 1841-1920), antigo Cardeal Patriarca de Lisboa natural de Lagos.

A tarde do Dia do Município ficou marcada pelo regresso da Sessão Solene no Centro Cultural de Lagos. Depois do discurso de abertura pela presidente da Assembleia Municipal, Joaquina Matos, cerca de 31 personalidades, coletividades e entidades foram homenageadas pelo município. Na ocasião foram ainda atribuídas medalhas de mérito municipal de grau prata.

A cerimónia ficou ainda marcada pela atribuição da medalha de mérito municipal de grau ouro coletiva a todas as entidades envolvidas na linha da frente de combate à pandemia, “uma forma de agradecer e reconhecer o seu contributo nesta luta que ainda perdura e que uniu toda a comunidade”, refere a autarquia.

Hugo Pereira, presidente da Câmara Municipal de Lagos encerrou a cerimónia com um discurso que enalteceu a feliz retoma da Sessão Solene para “valorizar e reconhecer o mérito e os bons exemplos a replicar”.

O dia terminou com a inauguração de uma exposição dedicada à vida e obra de S. Gonçalo de Lagos e que pode agora ser visitada no primeiro piso do Centro Cultural de Lagos.

As celebrações do Dia do Município foram ainda marcadas pelas participação de cidades geminadas e com acordos de colaboração e cooperação com Lagos, nomeadamente São Miguel (Cabo Verde), Torres Vedras e Palos de La Frontera (Espanha).

As comemorações desta efeméride prosseguem com mais iniciativas culturais como a sessão “Vozes de mulheres na obra de Saramago”, com Joana Manuel (Biblioteca Municipal, 28 de outubro, 21h00); o espetáculo “Elogio da Loucura” pel’A Barraca (Centro Cultural de Lagos, 28 de outubro, 21h30); atividades com insufláveis no Complexo Desportivo de Lagos (29 de outubro, 09h00-18h00); a palestra “A aldeia de Espiche – Aspetos da sua história (Clube ABC Espichense, 29 de outubro, 15h00); Milonga – Arte Tango (CRCD Luzense, 29 de outubro, 19h30) e o espetáculo “Anos d’Ouro das Big Bands” pela Orquestra Ligeira de Lagos (Centro Cultural, 29 de outubro, 21h30).

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.