“Dieta Mediterrânica” à espera de decisão da UNESCO em Baku

ouvir notícia

.

Reunião da UNESCO começa hoje na capital do Azerbaijão e vai prolongar-se até sábado. Portugal, e Tavira em particular, esperam que a dieta mediterrânica seja incluída na lista do Património Cultural Imaterial da Humanidade

.

Após dois anos e meio de preparação, a candidatura à inscrição da Dieta Mediterrânica na lista do Património Cultural Imaterial da Humanidade vai ser analisada e votada, na 8.ª Sessão do Comité Intergovernamental para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial da UNESCO, que se realiza em Baku, no Azerbaijão, a partir de hoje e até ao próximo sábado.

- Publicidade -

A decisão deverá ser anunciada ainda antes do último dia de trabalhos, provavelmente na próxima quinta-feira ou na sexta-feira.

Portugal tem Tavira como sua comunidade representativa que, neste âmbito, assegurou o processo técnico, o qual conta com parecer prévio favorável à inscrição por parte do Órgão Subsidiário da UNESCO para o património cultural e imaterial.

Subescrevem esta candidatura transnacional sete Estados com culturas mediterrânicas milenares: Portugal (Tavira), Chipre (Agros), Croácia (Hvar e Brac), Grécia (Koroni), Espanha (Soria), Itália (Cilento) e Marrocos (Chefchaouen).

A delegação portuguesa é constituída por representantes do Ministério da Agricultura e dos Negócios Estrangeiros, pelo presidente da Câmara Municipal de Tavira, Jorge Botelho, e pelo chefe da Divisão de Cultura, Património e Museus da autarquia, Jorge Queiroz.

A “Dieta Mediterrânica”, com origem no termo grego “daiata”, é um estilo de vida milenar, um modelo cultural resultante da sabedoria ancestral, transmitida de geração em geração, o qual abrange técnicas e práticas produtivas e extrativas, nomeadamente, de agricultura e pescas, formas de preparação, confeção e consumo dos alimentos, festividades e convivialidades, tradições orais e expressões artísticas.

As culturas mediterrânicas são culturas de partilha e entreajuda comunitária, onde as sociabilidades assumem um papel relevante.

A concretizar-se esta classificação, Portugal contará, após o fado, com a sua segunda inscrição na lista do Património Cultural Imaterial da Humanidade, sendo a primeira vez que o Algarve verá a sua cultura reconhecida pela UNESCO.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.