Direção de Cultura lança concurso para Centro Expositivo do Promontório de Sagres

ouvir notícia

A Direção Regional de Cultura do Algarve lançou o concurso público internacional para a empreitada do Centro Expositivo e instalação museográfica no Promontório de Sagres, um investimento de 1,5 milhões de euros, foi hoje anunciado.

O anúncio do procedimento para a execução da empreitada foi publicado hoje em Diário da República, decorrendo o prazo para a apresentação de propostas durante 30 dias, ou seja até ao dia 19 de janeiro de 2020.

O valor base do concurso é de 1.495.380 euros, tendo a empreitada de instalação do projeto um prazo de execução de pouco mais de seis meses (190 dias).

- Publicidade -

Entre os trabalhos previstos estão a adaptação do edifício, “construção cenográfica para acolhimento da exposição de elementos identitários e descodificadores da memória local e instalação de conteúdos associados à Epopeia dos Descobrimentos.

Em declarações à agência Lusa, a diretora regional de Cultura do Algarve, Adriana Nogueira, indicou que o projeto “vai permitir que os visitantes do Promontório de Sagres possam ter novas experiências e conhecimentos sobre tudo o que foi a expansão através de novas tecnologias”.

“É uma forma de os visitantes ficarem a conhecer melhor a importância que teve o Promontório e toda a zona de Sagres no Mundo tal como hoje o conhecemos”, sublinhou.

No Centro Expositivo, o visitante será conduzido ao longo de várias células, cada uma dedicada a um tema, onde poderá experienciar diferentes ambientes, desde a vida a bordo de uma caravela à forma como a língua portuguesa é falada em vários continentes, ou até uma reprodução do “escritório” do Infante Dom Henrique.

No novo espaço ficará patente a exposição permanente na fortaleza de Sagres, mas no piso superior haverá uma sala para exposições temporárias, estando ainda prevista a abertura de uma loja e de um café-restaurante.

De acordo com Adriana Nogueira, o Promontório de Sagres deverá registar este ano um número próximo dos 500 mil visitantes, o número mais elevado dos últimos 20 anos.

O projeto de requalificação do Promontório foi iniciado em 2009, tendo sido investidos até 2016 um valor superior a quatro milhões de euros.

Em 2015, o Promontório de Sagres foi distinguido pela União Europeia com a Marca do Património Europeu.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.