Distribuição de correio continua com problemas e atrasos

ouvir notícia

A distribuição de correios por parte dos CTT continua com problemas, tendo havido atrasos nas últimas semanas registados em Tavira e Algoz, confirmados pela empresa e por assinantes e leitores do JORNAL do ALGARVE

É um problema que persiste e está a indignar os algarvios. O serviço de distribuição de correios dos CTT na região algarvia continua com problemas e atrasos devido à falta de trabalhadores e à dificuldade de contratação de novos carteiros, segundo disse a empresa ao JA.

Ao JA, uma fonte revela que “existem problemas grandes em Tavira” pois a distribuição acaba por acontecer “de dois em dois dias ou de três em três”.

“Tavira está uma desgraça total. A chefia está de férias e existem trabalhadores de baixa”, acrescenta a fonte.

Os CTT têm vindo a recorrer a ofertas de trabalho temporário, com contratos de uma semana ou de um mês, o que tem feito com que hajas atrasos na distribuição de correio, uma vez que “um carteiro tem de aprender o nome das pessoas, o número das portas e o nome das ruas” e isso é impossível durante esse período.

Por outro lado, a dificuldade de contratar novos carteiros deve-se também à falta de candidatos, uma vez que “as pessoas não querem receber o ordenado mínimo e depois trabalhar de manhã à noite, a fazer horas a mais que não são pagas, no meio do campo e da serra em sítios que não conhecem”.

O que acontece, muitas das vezes, segundo a mesma fonte, é que esses novos carteiros “no segundo ou terceiro dia de trabalho, vão embora”.

Ao JA chegaram também denúncias de atrasos na receção da edição impressa da publicação algarvia, por parte de assinantes e leitores. Por exemplo, em Tavira, na quinta-feira, 21 de julho, dia em que o JA chegou às bancas, ainda existiam exemplares por entregar.

“Os CTT não têm noção do quanto prejudicam as pessoas e as empresas, ao fazer a contratação de pessoas por meia dúzia de dias. Eles sabem perfeitamente que um contrato de um mês não é o suficiente para um carteiro aprender o giro”, salienta a fonte.

Sindicato fala em problema de política de contratação

O Sindicato Nacional dos Trabalhadores dos Correios e Telecomunicações (SNTCT) disse ao JA que “o grande problema na entrega de correio está relacionado com uma política de contratação, aliada também ao baixo salário e à dificuldade de executar as tarefas de correios, que não são fáceis”.

Fernando Lima, dirigente deste sindicato, refere que esta política de contratação “leva a que não hajam pessoas para trabalhar”, acrescentando que os CTT consideram os seus trabalhadores como “descartáveis”.

- Publicidade -

“Esta questão acontece noutros locais, até a nível nacional. O correio passa na casa das pessoas de semana a semana, em vez de passar todos os dias”, conta.

CTT admitem constrangimentos pontuais

Ao JA, fonte oficial dos CTT admite que existem “constrangimentos pontuais, de momento, nas zonas de Tavira e Algoz” devido a “ausências não previstas e de um significativo aumento de casos de covid-19, agravados pelas grandes dificuldades que estão a ser sentidas, como é público, no recrutamento de pessoas”.

Os CTT referem ainda que durante esta época do ano “muitos trabalhadores também estão ausentes devido ao período de férias”.

“De forma a regularizar a situação, os CTT implementaram, de imediato, planos de contingência, estando a reforçar a sua operação de distribuição através do trabalho temporário. Prevê-se que a situação esteja regularizada em breve, também devido ao regresso de alguns efetivos das férias”, explica a empresa ao JA.

Os CTT referem ainda que, apesar das “fortes dificuldades na contratação de carteiros para a substituição dos períodos de férias”, tem em curso um “processo nacional de recrutamento a decorrer” e está “em contacto com as autoridades locais para procurar soluções”.

Para acelerar e dar a conhecer o processo de recrutamento de carteiros, os CTT têm lançado campanhas nas redes sociais, distribuíram mais de 100 mil folhetos no Algarve, Porto e Lisboa, articularam a contratação com autarquias e associações de estudantes, divulgaram comunicados de Imprensa junto dos meios regionais e nacionais e incluíram campanhas alusivas à contratação nas suas viaturas.

“Face a este difícil enquadramento no que diz respeito à contratação, sentido inclusive por vários setores de atividade do nosso país, é natural que existam constrangimentos pontuais afetos à distribuição. Mais se adianta que os CTT têm canalizado, apesar de todas as dificuldades, todos os recursos disponíveis para dar continuidade à prestação ininterrupta do serviço postal, designadamente assegurando a entrega dos objetos considerados mais prioritários e relevantes para os cidadãos, como é o caso dos vales e das cobranças postais, incluindo os serviços essenciais, como é o caso do correio registado em procedimentos judiciais e administrativos, correio da Autoridade Tributária e de outras entidades públicas, estando inclusive, nalgumas zona do país a trabalhar aos sábados”, esclarece a empresa ao JA.

Gonçalo Dourado

Deixe um comentário

Tem uma Dica?

Contamos consigo para investigar e noticiar

- Publicidade-
- Publicidade-
- Publicidade-

Agricultura regenerativa ganha terreno no Algarve

No Algarve, a maior parte dos agricultores ainda praticam uma agricultura convencional. Retiram a...

Liberdade e democracia na voz dos mais jovens

No 6.º ano, o 25 de abril de 1974 é um dos conteúdos programáticos...

Algarve comemora em grande os 50 anos do 25 de Abril -consulte aqui a programação-

Para assinalar esta data, os concelhos algarvios prepararam uma programação muito diversificada, destacando-se exposições,...

Veículos TVDE proibidos de circular na baixa de Albufeira

Paolo Funassi, coordenador da concelhia do partido ADN - Alternativa Democrática Nacional, de Albufeira,...

Submarino português faz história ao chegar à Gronelândia 

O NRP Arpão atracou em Nuuk, capital da Gronelândia, após 22 dias de patrulha...

Livro sobre a fronteira da Andaluzia com o Algarve foi apresentado em Huelva

O Salão de Atos da Diputación de Huelva recebeu, no dia 24 de abril,...

Ria Formosa comemora 46 anos com dia aberto à comunidade

O Parque Natural da Ria Formosa (PNRF) celebra o seu 46.º aniversário, dia 4...

Centenas de pessoas comemoraram em Faro os 50 anos da liberdade

Centenas de pessoas juntaram-se, esta quinta-feira, pelas ruas de Faro, no tradicional desfile do...

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.