Duas menores indianas violadas e enforcadas numa árvore

ouvir notícia

Muitos populares acorreram ao local onde as duas jovens foram enforcadas

Duas jovens indianas, de 14 e 15 anos, foram encontradas enforcadas numa árvore na aldeia de Katra, no norte da Índia. As duas menores, que segundo o “Times of India” eram irmãs, pertenciam a uma casta “inferior” e foram violadas por um grupo de indivíduos antes de serem assassinadas.

As duas meninas desapareceram de casa na noite de terça-feira e aparecerem enforcadas numa árvore de grande porte (mangueira), na manhã seguinte, descreve o jornal “Times of India”. O caso gerou indignação entre os habitantes da aldeia, que acusam a polícia de nada ter feito para evitar a tragédia.

As adolescentes pertenciam aos “dalit”, ou intocáveis, que no complexo sistema de castas da sociedade hindu se situam na base da pirâmide. São consideradas pessoas indignas, impuras e, em alguns casos, obrigadas a viver à margem, sem direito a ter contacto físico com os “puros” ou mesmo entrar no interior dos templos religiosos.

- Publicidade -

Acusados são vizinhos das vítimas

Os três homens detidos por envolvimento no crime são, alegadamente, membros da mesma família e residem na aldeia das vítimas. Este não terá sido o primeiro delito cometido pelos acusados, escreve o “Times of India”. Os três são conhecidos entre a população por violarem jovens e agredirem os seus familiares, sempre que estes tentaram denunciar os abusos às autoridades.

Recentemente, alguns habitantes de Katra revoltaram-se contra as ações criminosas deste trio e tudo leva a crer que o homicídio das duas jovens teve o intuito de enviar uma mensagem à aldeia – de que os seus perpetradores estão acima da lei.

Os familiares das vítimas queixam-se de não terem recebido ajuda das autoridades. “Quando cheguei à esquadra, perguntaram-me de imediato qual era a casta a que pertencia e, quando lhes disse, começaram a fazer pouco de mim”, disse à “BBC” o pai de uma das raparigas mortas. Segundo o próprio, além de o terem discriminado, ainda se recusaram a procurar a filha.

O vizinho de uma das vítimas explicou que é habitual a polícia “discriminar” pessoas de castas “inferiores” na aldeia de Katra, onde ocorreu a tragédia. “Se não fossem os meios de comunicação a interessar-se pelo caso, a polícia nunca teria agido”, acrescentou outro habitante da aldeia.

Castas “inferiores” alvo de abusos

As dez mil pessoas que ali vivem têm de lidar com uma realidade cruel, que se repete em todo o país: a casta define a importância de cada cidadão na sociedade. Há divisões profundas entre as diferentes castas, pelo que é frequente membros de castas “superiores” exercerem o poder, cometerem abusos e infligirem medo sobre os que pertencem a castas “inferiores”.

A violência sexual na Índia tem vindo a aumentar desde 2012, ano em que uma estudante foi violada e assassinada num autocarro, em Deli. No ano passado, o Governo endureceu as leis sobre violência sexual, depois do ataque ter desencadeado uma série de protestos no país.

Alguns grupos de defesa dos direitos das mulheres defendem que a baixa taxa de condenações por violação não resolve o problema e que seria mais eficaz apostar no policiamento do que em sentenças mais duras.

RE

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.