Embaixadora de Cuba expõe as consequências do embargo dos Estados Unidos

ouvir notícia

.

A embaixadora de Cuba em Portugal foi entrevistada esta semana no programa de informação Notícias 24, da TVI 24, e falou sobre a votação que se realiza hoje em Nova Iorque a favor da resolução cubana contra o embargo, sobre a inclusão de Cuba na lista terrorista e sobre a próxima visita a Cuba de uma delegação governamental e empresarial portuguesa no âmbito da feira FIHAV.

“No dia 28 de outubro, o mundo voltará a pedir ao governo dos Estados Unidos para levantar o embargo económico, comercial e financeiro contra Cuba e mais de 180 estados voltarão a expressar o seu apoio a esta justa causa”, comentou Johana Tablada.

A embaixadora disse ainda que a resolução cubana aborda um dos temas que suscitou maior apoio na comunidade internacional ao longo de mais de 20 anos e mencionou aspetos do documento do secretário geral da ONU que acompanha esta “propaganda de justiça para o povo de Cuba” e de “respeito para o Direito Internacional”.

- Publicidade -

Durante a entrevista, o jornalista Henrique Garcia falou com a embaixadora cubana sobre os aspetos que demonstram que, hoje em dia, a pressão internacional é maior do que nunca e que aqueles que, dentro dos Estados Unidos, clamam para que o seu governo responda positivamente à voz do resto do mundo e ponha fim ao “sistema de sanções unilaterais mais complexo, abarcador e aplicado por maior período de tempo”.

Johana Tablada acrescentou que “a pressão, dentro dos Estados Unidos, a favor do levantamento do embargo nunca foi tão forte” e referiu alguns exemplos.

A embaixadora também denunciou a inclusão de Cuba na lista terrorista. “Já não encontram nem um funcionário que seja capaz de dizer em frente às câmaras que Cuba está nessa lista. É uma decisão que descredibiliza e põe em causa o compromisso dos Estados Unidos com este tema tão delicado e só demonstra a necessidade de encontrar um pretexto para justificar uma política que já não faz sentido”, referiu.

Henrique Garcia questionou ainda a embaixadora acerca do recente anúncio da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) sobre a deslocação de uma missão empresarial à Feira da Havana, acompanhando uma delegação governamental.

Johana Tablada expressou que essse ato responde a um processo de aprofundamento das relações e aproximação entre Cuba e Portugal em todas as áreas. A embaixadora recordou que no passado mês de abril Cuba recebeu a visita dp secretário de estado Luís Campos Ferreira e que a vice-ministra Cubana Ileana Nuñes visitou Portugal acompanhada por uma delegação composta por responsáveis dos ministérios do Turismo, Energia, Câmara de Comércio e da Zona Especial de Mariel.

A embaixadora destacou a importãncia que Cuba dá à relação com Portugal, país onde “identificamos uma alta complementariedade nos setores priorizados por ambas as partes para avançar”, considerou.

Johana Tablada recordou ainda a rápida resposta cubana ao pedido da Organização Mundial de Saúde e das Nações Unidas para deter a expansão do vírus do ébola em África.

.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.