Empreendimento turístico em Almada de Ouro dá primeiros passos

ouvir notícia

Um empreendimento turístico de luxo localizado em Almada de Ouro, no concelho de Castro Marim, cujo processo esteve suspenso durante 20 anos, começa agora a dar os primeiros passos com o desenvolvimento de trabalhos de desmatação

Numa área de mais de 232 hectares desde o interior do sotavento algarvio até à margem do rio Guadiana vai ser construído um empreendimento turístico com um hotel de cinco estrelas, moradias unifamiliares, aldeamento, aparthotel, campo de golfe com 27 buracos, clube de golfe, campos de ténis, centro hípico e ainda um ancoradouro.

O processo, que já tem alvará, foi suspenso pelos promotores estrangeiros e volta agora a dar os primeiros passos passados 20 anos.

“Atualmente o promotor veio alterar a planificação da obra e vem requerer o levantamento da suspensão”, disse ao JA a vice-presidente da Câmara Municipal de Castro Marim, Filomena Sintra.

No entanto, qualquer alteração que seja feita “será à luz de hoje”, como é o caso da entrega dos projetos.
Há 20 anos estes promotores entregavam os projetos à Câmara em suporte de papel, mas agora a autarquia “exige os suportes digitais para qualquer alteração”, o que fez com que seja necessária a limpeza de todo o terreno “para fazer um novo levantamento topográfico, para que consigam transpor tudo o que está aprovado e em papel novamente para o digital”.

Segundo a vice-presidente será feito um novo cronograma da planificação de trabalhos e, atualmente, os promotores “estão a ponderar outras soluções como menos densidade”, mantendo-se apenas as infraestruturas básicas como a rede de esgotos, água e arruamentos.

Algumas das novas soluções estão “ligadas ao ambiente, mais autossustentáveis”, como é o caso de uma estação de tratamento de águas residuais (ETAR) com um tratamento primário, contrariando o que estava previsto inicialmente: a construção de uma mega ETAR, que agora poderá não ver a luz do dia porque “hoje já existem soluções mais fáceis e ambientalmente mais interessantes, com soluções de exploração mais eficazes”.

No entanto, essas soluções só podem avançar se existirem projetos de alteração, uma vez que os promotores apenas podem construir o que está licenciado.

O terreno fica localizado entre o Azinhal e Almada de Ouro e termina na margem do rio Guadiana

“Nos dias de hoje, até pela própria sustentabilidade da operação, há outros problemas de recursos hídricos, há outras preocupações e agora os promotores têm de ponderar se vão investir conforme estava e a Câmara está ao lado dessas propostas de alteração, mas que me parece que se ajustam mais aos nossos dias”, afirma Filomena Sintra ao JA.

A vice-presidente do município considera que “há coisas que se ganham por não se terem feito logo. Há um conjunto de coisas que hoje vão ser alteradas e que todos nós iremos ganhar com isso”.

Este projeto turístico que será construído numa propriedade privada tem a previsão de criar cerca de 750 postos de trabalho e 2800 camas.

- Publicidade -

No entanto, segundo a responsável, o “número de postos de trabalho pode descer, devido à diminuição da densidade”.

Mas este não é o único projeto do mesmo género que existe no concelho de Castro Marim. Na Praia Verde está a ser construído o empreendimento Verdelago, que depois de muitas alterações e estudos ambientais está a apresentar resultados positivos.

Este empreendimento junto à praia apresentou alterações que reduzem “abruptamente” a necessidade de água, como a captação de água e a construção de uma pequena dessalinizadora, além de outras soluções urbanísticas que têm um menor impacto visual e equipamentos autossustentáveis como uma central fotovoltaica para alimentar todo o empreendimento.

Existe ainda o empreendimento da Corte Velho, que neste momento tem em preparação o contrato de urbanização e será analisado o pedido de informação prévia, que deverá decorrer até maio ou junho.

Deixe um comentário

Tem uma Dica?

Contamos consigo para investigar e noticiar

- Publicidade-
- Publicidade-
- Publicidade-

Agricultura regenerativa ganha terreno no Algarve

No Algarve, a maior parte dos agricultores ainda praticam uma agricultura convencional. Retiram a...

Liberdade e democracia na voz dos mais jovens

No 6.º ano, o 25 de abril de 1974 é um dos conteúdos programáticos...

Algarve comemora em grande os 50 anos do 25 de Abril -consulte aqui a programação-

Para assinalar esta data, os concelhos algarvios prepararam uma programação muito diversificada, destacando-se exposições,...

Veículos TVDE proibidos de circular na baixa de Albufeira

Paolo Funassi, coordenador da concelhia do partido ADN - Alternativa Democrática Nacional, de Albufeira,...

Silves faz investimento de 1,6 milhões numa Ciclovia/Ecovia

A Ciclovia/Ecovia de Silves (troço Armação de Pêra – Praia Grande nascente) será inaugurada...

União Sambrasense celebra Dia do Trabalhador

A União Sambrasense vai celebrar o primeiro dia de maio, Dia do Trabalhador, no...

Albufeira dinamiza ciclo de conversas “Protagonistas da Nossa História”

Todos os sábados do mês de maio, às 21h00, as quatro juntas de freguesia...

Famílias debatem “O brincar e a integração sensorial” em Loulé

No âmbito do Ciclo de Conversas "Semear Hoje…Colher o Amanhã…", a Biblioteca Municipal Sophia...

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.