Empresários acreditam que fim da quarentena britânica é “bom sinal” para a economia algarvia

ouvir notícia

O presidente da Confederação dos Empresários do Algarve (CEAL) considerou um “bom sinal para a economia do Algarve” o levantamento pelo Reino Unido da quarentena imposta a viajantes com origem em Portugal, devido à pandemia da covid-19.

“Era uma decisão esperada há muito tempo, porque não fazia grande sentido essa penalização para os viajantes oriundos de Portugal, sendo uma decisão boa para Portugal e para o Algarve, porque poderá beneficiar bastante a época de golfe que se aproxima”, disse à agência Lusa o presidente da CEAL, Carlos Luís.

Na opinião do dirigente da confederação dos empresários algarvios, a decisão do Governo britânico “já não vem salvar muita coisa em termos de verão, mas pode ajudar na recuperação da economia nos próximos meses”.

- Publicidade -

“Nesta altura, quem tinha de reservar férias para o verão já reservou para outros lados, pagou e não vai anular para vir para o Algarve. A região poderá beneficiar, contudo, é das reservas de última hora para o mês de setembro, mas o verão já está perdido”, recordou.

Para Carlos Luís, a medida pode vir a beneficiar a época de golfe, que começa a partir de outubro, ressalvando que a época de verão “pode ser salva, minimamente, se os irlandeses acompanharem os britânicos nessa decisão”.

“Os mercados britânico e o irlandês são os mais importantes de golfe e aí poderemos salvar a época. Mas, tudo depende do planeamento que as pessoas fizeram, porque as coisas não podem ser mudadas de um momento para o outro, porque têm custos, custam dinheiro”, concluiu.

O Governo britânico incluiu, na quinta-feira, Portugal na lista dos países com “corredores de viagem” para Inglaterra cujos passageiros ficam isentos de cumprir uma quarentena de duas semanas imposta devido à pandemia covid-19, a partir de sábado.

Pelo contrário, Croácia, Áustria e a ilha de Trinidad e Tobago, nas Caraíbas, foram retiradas da lista devido ao crescente número de infeções, tal como aconteceu na semana passada com França, Países Baixos, Mónaco, Malta, as ilhas Turcas e Caicos e Aruba, e anteriormente com Bélgica, Andorra, Bahamas, Espanha e Luxemburgo.

O Reino Unido introduziu a necessidade de autoisolamento por 14 dias a todas as pessoas que cheguem do estrangeiro ao Reino Unido em 08 de junho para evitar a importação de infeções, mas um mês depois isentou cerca de 70 países e territórios, considerados de baixo risco.

A isenção de quarentena é acompanhada com a mudança do conselho do Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) contra as viagens não essenciais para aqueles destinos, importante para efeitos de seguro de viagem.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.