Estádio Algarve pode receber equipa para preparar Mundial de 2030

ouvir notícia

O anúncio da realização de alguns jogos do campeonato mundial de futebol, em 2030, em Portugal, trouxe nostalgia e recordação à memória dos portugueses: o Euro 2004, com o recém-inaugurado Estádio Algarve. No entanto, devido às suas características, está de fora desta competição mundial, apesar de se ter candidatado à possibilidade de ser uma Team Base Camp e receber uma equipa para treinos e preparação durante um mês

Ainda faltam sete anos para a realização do campeonato mundial de futebol de 2030, mas já foi anunciada a sua localização, dividida entre vários países. Além de Portugal, a lista inclui Espanha, Marrocos, Uruguai, Paraguai e Argentina.

O pontapé de saída desta competição será na América Latina, decorrendo pela primeira vez em três continentes diferentes.

As conversações para a organização deste evento internacional já se iniciaram e Portugal vai apresentar três estádios: Dragão, Luz e Alvalade, localizados no Porto e em Lisboa. O Algarve e o seu estádio do Euro 2004 ficarão de fora.

Já Espanha deverá ter dez cidades como sede da competição e poderá receber a final da prova no Estádio Santiago Bernabeu, em Madrid, a 21 de julho de 2030, apesar de Marrocos querer o último jogo no seu país.

Exigências da FIFA deixam Algarve de fora
Acolher jogos de uma competição mundial de futebol tem as suas regras, ditadas pela Federação Internacional de Futebol (FIFA), que exige recintos com uma capacidade mínima de 40 mil pessoas para qualquer jogo do Mundial, enquanto os estádios que acolhem as meias-finais não podem ter menos de 60 mil lugares.

Uma vez que o Estádio Algarve tem uma capacidade de 22 mil pessoas permitidas devido a razões de segurança, a sua utilização está fora do alcance para o Mundial de 2030, a menos que fosse feito um investimento e obras.

O Estádio Algarve foi construído entre os concelhos de Faro e Loulé e teria capacidade para mais de 30 mil pessoas, número que foi diminuído em prol da segurança.

O projeto tem a autoria da empresa australiana HOK S+V+E, a mesma que criou o Estádio Olímpico de Sydney, na Austrália, e o novo Estádio da Luz, em Lisboa.

Rogério Bacalhau é o mandatário algarvio de Jorge Moreira da Silva
Rogério Bacalhau. Foto D.R.

Faro não pondera investimento
Contactado pelo JA, o presidente da Câmara Municipal de Faro, Rogério Bacalhau, disse que o município “não está a ponderar um investimento, que seria de enorme magnitude, para ampliação da capacidade do Estádio Algarve”, apesar da “importância que este evento representa para o nosso país e até para a nossa região”.

“Tendo em conta os requisitos exigidos pela FIFA, o Estádio Algarve, enquanto infraestrutura, não reúne condições, sequer aproximadas, para poder receber jogos desta grande competição”, acrescenta.

- Publicidade -

Segundo uma publicação do Expresso, o Estádio Algarve tem um custo diário de cerca de 10 mil euros, suportados pelas Câmaras Municipais de Loulé e Faro, o que resulta em 3,6 milhões de euros por ano.

O mesmo jornal refere ainda que apesar do estádio e das áreas contíguas serem disponibilizados para a realização de outros grandes eventos, o número deles não consegue dar o alívio financeiro desejado.

Vítor Aleixo recebe Medalha de Mérito de Proteção e Socorro
Vítor Aleixo. Foto D.R.

Estádio poderá ser Team Base Camp do Mundial
O presidente da Câmara Municipal de Loulé, Vítor Aleixo, revelou ao JA que “o Estádio Algarve não poderá receber jogos do mundial, mas poderá participar de outra forma, também ela importante para a região, isto é, enquanto Team Base Camp”.

“Foi realizada uma candidatura para que o nosso estádio possa vir a ser um Team Base Camp, isto é, um estádio que receberá durante um mês e meio uma equipa do mundial para treinos e preparação para os jogos oficiais”, explica.

Vítor Aleixo considera que “seria muito benéfico para a nossa região, pois as equipas movem muita gente. Os hotéis, os restaurantes e comércios iriam com certeza ganhar imenso com essa presença”.

O autarca refere ainda que aguarda “com expetativas elevadas os resultados dessa candidatura, sendo certo o cumprimento com todos os requisitos, quer a nível das condições do estádio, quer a nível da sua localização, isto é, da proximidade do aeroporto internacional, das unidades hoteleiras, do clima, da rede viárias, entre outras”.

Vítor Aleixo relembra ainda que “o Algarve, enquanto região com muitos atrativos, clima, infraestruturas e outros, tem sido uma escolha frequente de muitas equipas profissionais de diversas modalidades de desporto para realizar provas e estágios. Por isso, não tenho dúvidas de que condições não nos faltam”.

“O Estádio Algarve tem todas as condições para receber qualquer tipo de prova. É um estádio moderno e bastante procurado por equipas de todo o mundo, tanto para jogos, como para treinos”, conclui.Vitória de Guimarães, com ambos os jogos marcados para 22 de outubro.

Deixe um comentário

Tem uma Dica?

Contamos consigo para investigar e noticiar

- Publicidade-
- Publicidade-
- Publicidade-

Agricultura regenerativa ganha terreno no Algarve

No Algarve, a maior parte dos agricultores ainda praticam uma agricultura convencional. Retiram a...

Liberdade e democracia na voz dos mais jovens

No 6.º ano, o 25 de abril de 1974 é um dos conteúdos programáticos...

Algarve comemora em grande os 50 anos do 25 de Abril -consulte aqui a programação-

Para assinalar esta data, os concelhos algarvios prepararam uma programação muito diversificada, destacando-se exposições,...

Veículos TVDE proibidos de circular na baixa de Albufeira

Paolo Funassi, coordenador da concelhia do partido ADN - Alternativa Democrática Nacional, de Albufeira,...

VRSA reduz dívida em 15,7 ME nos últimos dois anos

A Câmara de Vila Real de Santo António teve uma redução de 15,7 milhões...

Festa da ginástica rítmica está a chegar a Portimão

Entre os dias 4 e 6 de maio, o Portimão Arena será palco do...

Município de Lagoa recebe o Programa Viva+

O Programa Viva+ irá realizar, no dia 11 de maio, entre as 9h30 e...

“Gosto do Meu Mercado” leva fado e animação a Portimão

Ao longo do mês de maio, o Mercado Municipal de Portimão volta a participar...

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.