Estratégia de Turismo da região passa por alargar oferta e diminuir sazonalidade

Algarve apresenta projetos na BTL

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A estratégia do turismo algarvio para 2023 prevê a criação de “novas motivações de visita”, como um centro interpretativo dos Descobrimentos na réplica da caravela Boa Esperança, em Lagos, avançou o presidente da Região de Turismo do Algarve (RTA).

Este é um dos projetos da estratégia apresentada esta sexta-feira pelo presidente da RTA, João Fernandes, na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), que procura aproveitar o passado e história da região no período dos Descobrimentos para alargar a oferta turística e diminuir a sazonalidade na região.

João Fernandes recordou que, na quinta-feira, por ocasião da iniciativa Governo Mais Próximo no distrito de Faro, o primeiro-ministro, António Costa, também inaugurou o Centro Expositivo da Fortaleza de Sagres, no concelho de Vila do Bispo, alusivo aos Descobrimentos e à Expansão Portuguesa, que invoca o passado e o contributo do Infante Dom Henrique para esse desígnio.

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“Ao inaugurar o centro interpretativo de Sagres, o próprio primeiro-ministro referiu como este é um elemento importante para a diversificação da oferta e esse é um dos motes da nossa estratégia, que é gerar novas motivações de visita, enriquecer a visita de quem nos procura e qualificar a oferta”, afirmou João Fernandes.

O presidente da RTA disse ainda que o projeto vai fazer “a transformação da Caravela Boa Esperança num centro interpretativo sobre os Descobrimentos Portugueses, procurando criar mais um ponto de atração para quem visita e vive no Algarve”.

“A caravela Quinhentista, que é uma réplica de que dispomos e que já fez várias navegações por esse mundo fora, ficará agora disponível para visitação, sendo ela também objeto não só de uma reabilitação, mas também de um espólio acrescido”, explicou o presidente do Turismo do Algarve.

O responsável adiantou também que, com este projeto, vai-se também reabilitar uma embarcação que foi construída em Vila do Conde, em madeira, por especialistas que reproduziram as técnicas de construção naval do século XV, e que foi lançada à água pela primeira vez em 1990, tendo sido adquirida pelo Turismo do Algarve em 2001.

Os visitantes vão ter a “oportunidade de perceber o que era viver a bordo de uma caravela e por que mares navegou a caravela Boa Esperança, em concreto”, precisou João Fernandes.

O presidente da RTA assinalou igualmente que, após a apresentação de hoje na BTL, que decorre na Feira Internacional de Lisboa até domingo, o centro interpretativo da Caravela Boa Esperança vai ser “inaugurado já no próximo dia 21, onde a embarcação está, na Marina de Lagos”.

“E queremos que venha a ser um ‘ex-líbris’ também de visitas para turistas e residentes”, afirmou o responsável do RTA.

João Fernandes falou à margem da apresentação da estratégia do Turismo do Algarve para 2023, que incluiu a transformação da Caravela Boa Esperança em centro interpretativo sobre os Descobrimentos Portugueses, mas também a apresentação de um novo estudo “Turismo Cultural no Algarve – Perfil do Turista e Perspetivas de Desenvolvimento”.

No final, houve também uma prova de vinhos algarvios, promovida pela Comissão Vitivinícola do Algarve, destinada a “valorizar o potencial turístico da Rota dos Vinhos da região como um dos pontos de diferenciação do destino durante todo o ano para os mercados interno e externo, segundo a informação disponibilizada pela RTA.

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