EUA garantem revisão da postura dos serviços de inteligência

ouvir notícia

.

Obama diz compreender as razões do adiamento da visita de Dilma Rousseff aos EUA e garante uma “ampla revisão” da postura dos serviços de inteligência.

A Casa Branca lamentou ontem o adiamento da visita oficial da presidente do Brasil, Dilma Rousseff aos EUA, agendada para dia 23 de outubro.

“O Presidente norte-americano compreende e lamenta as preocupações que as alegadas atividades dos serviços de inteligência norte-americanos geraram no Brasil e compromete-se ainda a trabalhar em conjunto com a presidente Dilma Rousseff e o seu governo em vias diplomáticas para resolver este foco de tensão na relação bilateral”, declarou o porta-voz da Casa Branca, Josh Earnest.

- Publicidade -

Segundo o responsável, os EUA vão levar a cabo uma ampla revisão da atitude dos serviços secretos, com vista a evitar fricções diplomáticas desta natureza.
“Como presidente já disse, foi ordenada uma ampla revisão da postura dos serviços de inteligência norte-americanos, mas o processo levará alguns meses para ser concluído”, afirmou.

Josh Earnest referiu tambémque o presidente norte-americano concordou com o cancelamento da viagem de Dilma Rousseff a Washington, uma vez que a visita não poderia ficar ensombrada por “um único assunto bilateral [a espionagem]”. Obama aguarda, assim, por uma data futura para a visita para debater “outros importantes assuntos: como mecanismos de cooperação, assuntos políticos, económicos, energia, e defesa.”

O porta-voz da Casa Branca sublinhou ainda que os EUA e o Brasil desfrutam de “uma parceria estratégica” na partilha de valores democráticos e no desejo das economias avançarem com base no crescimento e emprego.

“O convite do Presidente Obama à Presidente Dilma para a sua primeira visita de Estado no seu segundo mandato é o reflexo da importância que ele dá a essa crescente parceria global e aos laços estreitos entre os povos norte-americano e brasileiro”, rematou.

Liliana Coelho (Rede Expresso)
- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.