Eurocidade do Guadiana lança cartão do Eurocidadão

ouvir notícia

A vice-presidente do município de Castro Marim, Filomena Sintra, e os presidentes das autarquias de Ayamonte, António Rodriguez Castillo, e de Vila Real de Sto António, Luís Gomes, foram os primeiros a receber o novo cartão

A Eurocidade do Guadiana inicia, no mês de abril, a emissão do Cartão do Eurocidadão, um documento que permitirá aos residentes dos municípios de Vila Real de Santo António, Castro Marim e Ayamonte efetuar a partilha de equipamentos culturais e desportivos e obter vantagens nas áreas da saúde e da mobilidade.

O lançamento do cartão foi simbolicamente assinalado através da entrega dos primeiros exemplares do documento aos autarcas dos três municípios da Eurocidade do Guadiana, passo que marca de uma forma definitiva o princípio da união administrativa dos “concelhos irmãos”.

A emissão do Cartão do Eurocidadão poderá ser feita, de uma forma gratuita, em cada um dos municípios aderentes, que colocarão à disposição dos cidadãos um gabinete que tratará de todas as formalidades.

- Publicidade -

De acordo com Luís Gomes, presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, “a partilha de equipamentos comuns como piscinas, bibliotecas ou outros espaços culturais e desportivos serão algumas das vantagens oferecidas pelo cartão, que será atribuído, sem custos, a todos os residentes nos municípios de VRSA, Castro Marim e Ayamonte que o requeiram”.

Outro dos benefícios que o cartão proporcionará aos cidadãos da “eurocidade” será o acesso a um conjunto de prestadores de saúde com condições e preços mais vantajosos.

As parcerias estão a ser estudadas há alguns meses e darão origem a um diretório de serviços de saúde – que será lançado em breve – cujos operadores aderentes proporcionarão descontos mínimos de 10% aos titulares do documento.

“De uma forma inovadora, estamos a formalizar as relações de fronteira que sempre existiram entre Portugal e Espanha, tirando partido das vantagens da economia de escala e da cooperação europeia”, nota Luís Gomes.

A par da emissão do cartão, os autarcas dos três municípios avaliam a criação de uma linha periódica de transporte rodoviário entre Portugal e Espanha, de forma a aumentar a mobilidade na fronteira do Guadiana e a facilitar o acesso aos equipamentos e infraestruturas comuns.

O projeto – e respetivos trajetos – está a ser estudado com cada uma das câmaras municipais e deverá colmatar uma lacuna até agora registada no que se refere às deslocações de proximidade entre o Algarve e a Andaluzia.

A Eurocidade do Guadiana foi criada em janeiro de 2013 pelos municípios de Ayamonte e VRSA, mas em maio foi alargada com a entrada da Câmara de Castro Marim.

A partilha de equipamentos, a criação de uma marca turística conjunta, o lançamento de um canal de rádio e a realização de eventos comuns em ambos os lados da fronteira são os seus objetivos principais.

(Mais detalhes na edição impressa do Jornal do Algarve, que está nas bancas desde quinta-feira)

.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

1 COMENTÁRIO

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.