“Faro de Ouro” na Turquia

Portugal conquistou o pódio, por cinco vezes, no Mundial de Kickboxing, que se disputou na cidade de Kemer, na Turquia.
Fê-lo através de cinco briosos atletas farenses, membros do Kickboxing Clube do Algarve, a Academia ARENA que «Mestre» Walter Pestana, com mérito, dedicação, saber e competência dirige. Não acompanhou a selecção portuguesa a terras turcas, mas o seu esforço e saber lá estavam nos seus valorosos atletas, que para a nossa Região trouxeram cinco medalhas nestes Mundiais.
Foram eles e aqui citamos os seus nomes com o apreço, admiração e estímulo que lhes é devido: Ouro – Rafael Ruiz (seniores), Tomé Cabrita (júnior) e Inês Mendonça (seniores); Prata – Joana Gonçalves (seniores); Bronze – Andry Djukic, feitos alcançados nas variantes que este «desporto de artes marciais (full contact, ringue, tatami, etc.)
Mas o que é o kickboxing? A esta interrogativa, que os leitores colocaram e que nós próprios, com cerca de 70 anos de prática de jornalismo desportivo, nos pusemos, socorremo-nos da sempre disponível wilkipédia. Ficámos a saber que se trata de «um grupo de artes marciais de combate em pé. É frequentemente praticado como defesa pessoal…».
Foi introduzido na Ocidente na década de 1960, com o recurso a um anglicanismo, por Osuma Noguchi (um promotor de boxe no Japão) e tornou-se uma arte dita marcial que resulta da combinação do thai (boxe tailandês) e do karaté.
Após este assinalado êxito dos «kickboxistas farenses» em terras otomanas saudamos «Mestre» Walter Pestana e seus discípulos, mormente os que subiram ao pódio, por esta assinalada jornada que prestigiou Portugal e Faro, de forma destacada.

Deixe um comentário

Exclusivos

Agricultura regenerativa ganha terreno no Algarve

No Algarve, a maior parte dos agricultores ainda praticam uma agricultura convencional. Retiram a...

Liberdade e democracia na voz dos mais jovens

No 6.º ano, o 25 de abril de 1974 é um dos conteúdos programáticos...

Algarve comemora em grande os 50 anos do 25 de Abril -consulte aqui a programação-

Para assinalar esta data, os concelhos algarvios prepararam uma programação muito diversificada, destacando-se exposições,...

Veículos TVDE proibidos de circular na baixa de Albufeira

Paolo Funassi, coordenador da concelhia do partido ADN - Alternativa Democrática Nacional, de Albufeira,...

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.