ALGARVE

Faro: GNR apreende cinco toneladas de berbigão

A Unidade de Controlo Costeiro da Guarda Nacional Republicana apreendeu esta quinta-feira (20 de fevereiro), cinco toneladas de berbigão capturado de forma ilegal com um valor estimado de 25 mil euros, anunciou a GNR.

A apreensão decorreu depois dos militares detetarem “um homem na apanha do berbigão fora dos períodos diários legalmente fixados, compreendidos entre o nascer e o pôr-do-sol”, durante uma ação de fiscalização, referiu a GNR, citada pela agência Lusa.

O marisco apreendido “não se fazia acompanhar de qualquer documentação, conforme previsto nas normas europeias” e não tinha o tamanho mínimo estipulado por lei para ser comercializado, ou seja, os bivalves tinham menos de 2,5 centímetros.

O homem, de 45 anos, foi identificado pelos militares do subdestacamento de Controlo Costeiro de Olhão, e foram levantados dois autos de contraordenação por captura de bivalves imaturos e fora do período legal, com coima até 37 mil e 500 euros.

Uma vez que os bivalves ainda se encontravam vivos, foram devolvidos ao seu habitat natural. A apreensão de berbigão capturado de forma ilegal entre Faro e Olhão tem sido frequente nas últimas semanas.

PUB
Tamanho da Fonte
Contraste