Faro recebe ‘tour’ de participação pública em matéria ambiental

Para definir prioridades de investimento público ambiental para os próximos anos

ouvir notícia

No âmbito do processo de criação da futura Estratégia Nacional de Investimento Verde, designada de Novo Pacto Verde (NPV), a Secretaria Geral do Ambiente e o Fundo Ambiental, em parceria com a Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL), Universidade do Algarve e Câmara de Faro, coorganizam uma sessão de trabalho no próximo dia 6 de fevereiro.

A sessão, a ter lugar a partir das 09h30 na Universidade do Algarve (Campus das Gambelas – Sala J18), é aberta a cidadãos, poder local, organizações da sociedade civil, academia e empresas, mediante registo prévio aqui.

“Visando constituir um plano de investimento estratégico e regenerativo de longo prazo de suporte à transição ambiental em Portugal, o NPV irá identificar os setores-chave e as soluções que permitem fazer face à emergência climática, assegurando, nomeadamente, a existência de infraestruturas, competências e processos adequados para os desafios atuais e futuros, a solidez da qualificação e da formação da população, a criação de empregos verdes, valorizando a coesão territorial e a valorização do capital natural”, pode ler-se em comunicado.

- Publicidade -

No âmbito deste trabalho, foram identificados seis grandes temas:

  1. Qualidade de vida com a natureza;
  2. Cidadãos ativos e capacitados para a transição verde e justa;
  3. Pacto para a água;
  4. Mobilidade coletiva, ativa e partilhada, acessível a todas as pessoas;
  5. Energia verde para todos;
  6. Pessoas e territórios seguros e adaptados às alterações climáticas.

“Inspirado pelo Pacto Verde da União Europeia, o NPV pretende apresentar uma visão estruturada de longo prazo (2030), com propostas discutidas, consensualizadas e amplamente partilhadas e defendidas pela sociedade portuguesa, identificando-se desígnios comuns, necessidades coletivas prioritárias, apontando-se soluções e caminhos que suportem políticas públicas futuras em matéria de ambiente, trazendo ao debate comunidades e territórios”, lê-se.

Os interessados nesta participação pública podem contribuir através de sessões presenciais abertas. O calendário, locais e formulário de inscrição para as 12 sessões presenciais de participação pública, abertas a todos os interessados estão disponíveis aqui.

Para possibilitar a participação alargada de todos os interessados que não possam participar presencialmente, é possível a recolha de contributos através do site www.novopactoverde.pt (sem participação por videoconferência).

Depois desta fase de participação pública, seguir-se-á um processo de integração dos contributos recebidos e de elaboração de uma proposta de versão final do NPV, proposta que será oportunamente submetida a consulta pública via Portal Participa.pt. 

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.