Feriados e horas extras pagos a 100% a partir de janeiro

ouvir notícia

.

O Governo vai repor o pagamento sem cortes dos feriados e das horas extraordinárias já a partir de janeiro, não voltando a prolongar as reduções na remuneração dos trabalhadores como esperavam os patrões.

Em 2012, o Governo impôs um corte de 50% no valor pago pelas horas extraordinárias. Na primeira hora, os trabalhadores recebiam a remuneração normal acrescida de 25% e mais 37,5% nas horas seguintes. Já os feriados passaram a ser pagos a 50%. Este acordo firmado com os parceiros sociais acabou em julho e foi prolongado até dezembro, lembra o “Diário de Notícias”.

Segundo o matutino, os trabalhadores passarão em 2015, ano de eleições legislativas, a receber a remuneração normal acrescida de 50% na primeira hora de trabalho extraordinário. Nas horas seguintes passa para 70%. Quanto aos feriados, serão pagos a 100%.

- Publicidade -

António Saraiva, presidente da Confederação da Indústria Portuguesa (CIP) disse ao “DN” que “as empresas vão ficar muito penalizadas com a reposição do pagamento das horas extrarodinárias”.

Os patrões querem agora contrapartidas pelo agravamento dos custos das empresas e recordam que os cortes que o governo vai agora eliminar foram negociados como contrapartida para não baixar a TSU (taxa social única) paga pelas empresas.

RE

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.