FERNANDO REIS

 O despertar da juventude

Afinal os nossos jovens também sabem assumir os seus direitos de cidadania e fazer ouvir a sua voz. As manifestações realizadas pela “Geração à Rasca” no passado sábado, nas principais cidades do país e nas ilhas – com mobilizações nunca dantes vistas, em Lisboa com mais de 200 mil pessoas e no Porto, com cerca de 80 mil, num total de 300 mil manifestantes em todo o país, incluindo os seis mil que se juntaram na capital algarvia – só constituiram, certamente, surpresa para os que não esperavam uma tão grande capacidade de reação e autonomia dos jovens face aos partidos políticos.
Apesar das palavras de Cavaco Silva, apelando ao “sobressalto cívico”, a mobilização dos jovens foi feita através das redes sociais, especialmente do Facebook, e a magnitude do protesto teve o seu epicentro no grande  descontentamento de uma geração com um futuro cada vez mais adiado, sem perspetivas de emprego nem de vida.
A partir de agora, estamos certos que nada será como dantes. Afinal, os nossos jovens não estão acomodados. Sabem o querem e sabem lutar pelos seus direitos. Aquilo a que se assistiu no passado sábado em todo o país foi uma coisa linda, sobretudo pela forma ordeira e pacífica como os jovens – que muitas vezes só são lembrados por certos comportamentos violentos – exprimiram a sua enorme revolta.
Ao aproximar-se o 37.º aniversário da Revolução de Abril, não podemos deixar de saudar este despertar da nossa juventude.

Deixe um comentário

Exclusivos

Agricultura regenerativa ganha terreno no Algarve

No Algarve, a maior parte dos agricultores ainda praticam uma agricultura convencional. Retiram a...

Liberdade e democracia na voz dos mais jovens

No 6.º ano, o 25 de abril de 1974 é um dos conteúdos programáticos...

Algarve comemora em grande os 50 anos do 25 de Abril -consulte aqui a programação-

Para assinalar esta data, os concelhos algarvios prepararam uma programação muito diversificada, destacando-se exposições,...

Veículos TVDE proibidos de circular na baixa de Albufeira

Paolo Funassi, coordenador da concelhia do partido ADN - Alternativa Democrática Nacional, de Albufeira,...

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.