FERNANDO REIS

 54 anos ao serviço da Região

O Jornal do Algarve comemora, com esta edição, 54 anos de vida. Desde o primeiro número, editado em 30 de Março de 1957, pela mão do seu diretor e fundador, José Barão, o Jornal nunca falhou, uma única semana, apesar de todas as vicissitudes.
Assumindo-se, desde logo, como um jornal de verdadeira dimensão regional, entendeu, também, e bem, que a sua função devia transcender o simples ato de informar. O Jornal do Algarve quis ser, ao mesmo tempo que fazia eco do que ia acontecendo na Região, um arauto das suas reivindicações e aspirações. Papel este que ainda hoje faz questão de desempenhar, com rigor, seriedade e independência.
Muito do desenvolvimento do Algarve passou pelas suas páginas, de que a “Operação Algarve-Turismo”, que marcou o nascimento do turismo como indústria e a construção do Aeroporto de Faro, dele indissociável, foram paradigma.
Provavelmente, nunca ao longo deste mais de meio século de existência, o Jornal do Algarve viveu e sentiu uma crise tão grave, como aquela que hoje nos atormenta. Nunca o Jornal do Algarve sentiu tantas dificuldades e constrangimentos como os que se nos deparam agora. Mas também nunca a comunicação social, muito particularmente a imprensa regional, fez tanta falta como nos dias que correm. E é precisamente quando os Jornais mais falta fazem, sobretudo por estarem próximos das pessoas, que mais escasseiam os apoios e mais lhe viram as costas certas entidades e agentes económicos. É a vida!
Felizmente que continua a haver, nas autarquias, nas empresas e na sociedade algarvia, quem não se esqueça que os Jornais são fundamentais numa sociedade democrática e que a Região só tem a ganhar, mesmo em termos de combate à crise, se acarinhar e alimentar a sua comunicação social.
O Jornal do Algarve reconhece o esforço de todos os que – assinantes, leitores e anunciantes – contribuem, às vezes com enorme sacrifício, para que possa continuar a respeitar o pedido feito por José Barão quando se despedia da vida: “Não deixem morrer o Jornal do Algarve”.


A todos, a nossa gratidão!

Deixe um comentário

Exclusivos

Liberdade e democracia na voz dos mais jovens

No 6.º ano, o 25 de abril de 1974 é um dos conteúdos programáticos...

Algarve comemora em grande os 50 anos do 25 de Abril -consulte aqui a programação-

Para assinalar esta data, os concelhos algarvios prepararam uma programação muito diversificada, destacando-se exposições,...

Veículos TVDE proibidos de circular na baixa de Albufeira

Paolo Funassi, coordenador da concelhia do partido ADN - Alternativa Democrática Nacional, de Albufeira,...

Professor Horta Correia é referência internacional em Urbanismo e História de Arte

Pedro Pires, técnico superior na Câmara Municipal de Castro Marim e membro do Centro...

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.