Festival Internacional de Teatro Físico regressa à capital algarvia

Espectáculos invadem espaços convencionais e não convencionais da cidade de Faro

ouvir notícia

A 2.ª edição do MOMI – Festival Internacional de Teatro Físico – Algarve terá lugar entre os dias 8 e 11 de junho, em Faro, com uma forte aposta na qualidade da programação, informou a organização .

No ano em que se celebra o 100.º aniversário do nascimento do reconhecido mimo francês Marcel Marceau, precursor e embaixador do Mimo e da Pantomima de Estilo no século XX, o festival irá assinalar o momento com uma conferência-espectáculo.

O Festival MOMI, organizado pelo JAT – Janela Aberta Teatro, demonstrou na sua primeira edição um grande potencial de crescimento, e afirma-se nesta segunda edição como uma referência do Teatro Físico a nível nacional e internacional. Um dos sinais dessa projeção é o número de candidaturas, de artistas e companhias que responderam à OPEN CALL, que ascendeu os 250 espetáculos candidatos, de mais de 50 países.

- Publicidade -

O MOMI – Festival Internacional de Teatro Físico – Algarve 2023 traz a Faro uma programação diversificada, de companhias consagradas internacionalmente, mas também companhias em ascensão, com uma aposta em linguagens e fórmulas diversas, para públicos de todas as idades. A programação pode ser consultada no site da companhia www.colectivojat.com.

Desde RoundAround, dos Bratislava Puppet Theatre da Eslováquia, que abre o festival no Conservatório Regional do Algarve, com um espectáculo para público infantil, até Smashed2 da premiada companhia Gandini Juggling do Reino Unido, que encerra o festival no Teatro das Figuras, o público terá a oportunidade de assistir a um total de 13 espetáculos de Teatro Físico, em várias salas da cidade. Teatro das Figuras, Teatro Lethes, IPDJ e Auditório do Conservatório Regional Maria Campina serão salas de programação, e haverá também espetáculos ao ar livre, no Palco da Doca, Jardim Manuel Bívar e Jardim da Alameda.

O Festival conta com cinco estreias em Portugal e dá novamente ao público a oportunidade de ver, e deslumbrar-se, com a companhia que levou ao rubro o Teatro Lethes no MOMI 2021, os argentinos Un Poyo Rojo.

Esta edição conta ainda com galardões para os espetáculos, em duas categorias: Prémio para o Melhor Espetáculo e Prémio do Público.

A formação é também uma aposta da organização. Durante a semana do festival serão realizados cinco workshops em várias áreas do Teatro Físico, para todas as idades, desde o Mimo, à Dança Teatro, passando pela Dramaturgia e o Método Suzuki, até à Comédia Física. Estes workshops terão lugar no Atelier do Movimento, na Camada – Centro Coreográfico e na Escola Secundária Tomás Cabreira.

Para além dos espetáculos e workshops, a 2.ª edição do MOMI – Festival Internacional de Teatro Físico – Algarve proporciona alguns encontros com os artistas no final dos espetáculos e uma conferência-espetáculo que assinala o 100.º aniversário de Marcel Marceau, com a presença de várias personalidades e artistas que conviveram, estudaram e/ou trabalharam com o reconhecido mimo Francês.

Os espetáculos ao ar livre são gratuitos. A aquisição de bilhetes para os restantes espetáculos pode ser feita através da BOL, Worten, Fnac e CTT, ou diretamente nas bilheteiras dos teatros. Para quem não quer perder pitada desta segunda edição, há ainda o MOMI PASS, que é um bilhete único que dá acesso a todos os espetáculos, com oferta de uma t-shirt do festival. O MOMI PASS está à venda exclusivamente na BOL, em momi.bol.pt

Toda a informação sobre os espetáculos está disponível em www.colectivojat.com.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.