Fitch corta “rating” da Irlanda e mantém perspetiva negativa

ouvir notícia

A agência de notação financeira Fitch cortou, esta quarta-feira, o “rating” da Irlanda de AA- para A+, justificado pelo custo excepcional e maior que o esperado associado à recapitalização do sistema financeiro irlandês, em especial do Anglo Irish Bank.

«O downgrade da Irlanda reflecte o custo orçamental, excepcional e maior que o esperado, associado à recapitalização pelo Governo dos bancos irlandeses, especialmente do Anglo Irish Bank», afirma em comunicado Chirs Pryce, diretor do grupo de análise da dívida soberana da Fitch, responsável pela Irlanda.
   
A agência manteve ainda o ?rating? da Irlanda sob perspectiva negativa, o que, explicam, tem implícita uma probabilidade superior a 50 por cento da notação vir a ser revista em baixa num horizonte de 12 a 24 meses, escreve a Lusa.
 
Segundo a Fitch, o ?rating? da Irlanda pode vir a ser cortado novamente caso a economia estagne e está ainda dependente do apoio político de base às medidas de consolidação orçamental.
 
O Governo da Irlanda anunciou na passada semana um agravamento do défice orçamental em 2010 que pode atingir os 32 por cento, devido à necessidade de recapitalizar o sistema financeiro irlandês, em especial o Anglo Irish Bank. 
 
O resgate ao banco poderá elevar para cerca de 50 mil milhões de euros o dinheiro gasto pelo Estado irlandês para apoiar o sistema financeiro desde 2008.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.