Folia do Carnaval invade Loulé a partir de dia 19 de fevereiro

Motivos não faltarão para momentos de boa disposição e muitas risadas nesta folia que conta com 117 anos de existência

ouvir notícia

Foi em fevereiro de 2020 que o Carnaval de Loulé saiu à rua pela última vez, mas nos próximos dias 19, 20 e 21 de fevereiro, o mais antigo corso do País está de regresso para levar a folia à Avenida José da Costa Mealha.

A candidatura conjunta dos municípios de Loulé, Silves e Albufeira a Geoparque Mundial da UNESCO – Algarvensis, ainda na condição de aspirante, serve de inspiração para o desfile deste ano.

“Ó Zé… Já viste o Algarvensis?” é a pergunta que serve de mote ao cortejo, onde 14 carros alegóricos, nove grupos de animação, três escolas de samba, gigantones, cabeçudos e mais de 600 animadores irão desfilar durante os três dias, das 15h00 às 17h30.

- Publicidade -

O rei do Carnaval de 2023 é o Metoposaurus algarvensis, um anfíbio extinto, semelhante a uma salamandra gigante, que viveu há 227 milhões de anos e que serviu de base a esta candidatura a geoparque.

Tal como nos anos anteriores, a sátira política, social e desportiva volta a estar presente no desfile e os assuntos que têm sido notícias nos últimos meses, bem como os seus protagonistas serão ali retratados.

Mas não é só da atualidade portuguesa se faz o Carnaval de Loulé. Também os grandes temas do mundo marcarão presença no “sambódromo louletano”. A guerra da Ucrânia, naturalmente, com Zelensky e Putin como tripulantes de um carro decorado com cereais, a disputa entre os “dinossauros” Lula e Bolsonaro, este último a ser pontapeado da cadeira do poder, ou os novos governantes britânicos, Charles III e Rishi Sunak, darão vida aos carros alegóricos, onde impera a qualidade artística na execução.

Destaque ainda para as 10 associações sociais, desportivas e recreativas do concelho que se juntam ao desfile, numa iniciativa de forte envolvimento da comunidade, mantendo vivo um evento que faz parte da própria essência de todos os louletanos. São elas a EXISTIR, JS Campinense, Algarve Gym, GD Barreiras Brancas, As Tradições de Loulé, Motoclube de Loulé, Associação Satori, TUALLE – Tuna Universitária Afonsina de Loulé, AGAL – Associação Grupo dos Amigos de Loulé e Associação Fénix.

As entradas custam dois euros, sendo que as receitas de bilheteira irão reverter a favor de uma causa social.

No âmbito do programa do Carnaval de Loulé 2023, destaca-se ainda a realização do Carnaval Infantil, na manhã (10h00) de sexta-feira, 17 de fevereiro, na Avenida José da Costa Mealha, com a participação dos alunos das escolas do concelho que irão trazer uma versão “mini” do desfile, esperando-se milhares de pequenos foliões mascarados a rigor. Na noite de segunda-feira, dia 20, a partir das 22h00, no Salão de Festas de Loulé, o Baile de Gala do Carnaval apela à criatividade do público na escolha das suas máscaras com o tema “Há 227 milhões de anos…”.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.