Fórum debate presente e futuro do interior do concelho de Loulé

As inscrições para participar no encontro estão abertas até dia 19 de outubro

ouvir notícia

A Nave do Barão, freguesia de Salir, recebe no próximo dia 22 de outubro, o Fórum Loulé Interior, no seguimento do processo participativo que está a decorrer no território interior do concelho de Loulé por iniciativa de cidadãos e de autarcas locais, preocupados com o presente e futuro dos lugares onde vivem, trabalham ou exercem funções.

Um grupo de trabalho de cariz informal reuniu um grupo de cidadãos preocupadas face às necessidades e fragilidades sentidas por quem vive e trabalha no interior do concelho de Loulé. Em três sessões plenárias e em reuniões de pequenos grupos, realizadas de julho a outubro deste ano, em vários locais, diagnosticou-se a realidade vivida e alinharam-se propostas de ação.

Constrangimentos em consequência da pandemia condicionaram esta dinâmica que foi interrompida e no corrente ano retomada, realizando-se nestes dois meses um processo de consulta pública que recolheu um número significativo de contributos.

- Publicidade -

A sessão de dia 22 de outubro, com início marcado para as 09h30, tem como intuito apresentar e debater experiências locais e o documento de orientação que apresenta iniciativas concretas, resultantes deste processo.

No encontro participarão entidades públicas, associações e outras organizações e pessoas que, pelo seu contributo, possam ser “decisivas na reflexão e posterior concretização das medidas que se propõem”, explica a autarquia em comunicado.

A organização apela à participação ativa de todos os que de alguma forma têm, por residência, atividade ou outras afinidades, ligação ao território, “porque só com empenhamento e cooperação, juntando conhecimento e saberes, disponibilidades e recursos, será possível empreender medidas de revitalização com possibilidades de sucesso”.

As inscrições para participar no encontro estão abertas até dia 19 de outubro. Os interessados poderão inscrever-se através do e-mail [email protected], presencialmente ou pelo telefone da Juntas de Freguesia de Alte – 289 478 200; Ameixial – 289 847 169; Salir – 289 489 119 e União de Freguesias de Querença, Tôr e Benafim (Benafim – 289 472 402, Querença – 289 422 337, Tôr -289 414 908). No ato de inscrição apenas é necessário indicar o nome, local de residência, o contacto telefónico e e-mail.

“O interior do concelho de Loulé corresponde a 66% da área total do concelho, com décadas sucessivas a perder população, onde se acentua o envelhecimento dos ainda residentes. É evidente a urgência de medidas integradas que contribuam para travar e se possível reverter, o processo de despovoamento e desertificação”, sublinha o grupo de trabalho constituído por Abílio Sousa, António Martins, Francisco Rodrigues, Joaquim Costa, Joaquim Sarmento, José Carrusca, Manuel Costa, Margarida Correia e Rute Leal.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.