Freguesias de Faro vão homenagear Salgueiro Maia com busto de bronze

ouvir notícia

A União das Freguesias de Faro vai juntar-se às festividades dos 50 anos da Revolução, nos dias 23, 24 e 25, com homenagens a Salgueiro Maia, antigos autarcas e atividades desportivas.

“A Revolução dos Cravos foi um marco fundamental para a implementação da democracia em Portugal e para a autonomia do poder local que foi, e continua a ser, determinante para o desenvolvimento do país”, sublinha a União das Freguesias de Faro em comunicado.

Em referência à hora em que foi tocada a canção “Grândola Vila Morena”, há 50 anos, será inaugurado, pelas 00h21, do dia 24 para 25, na praça Salgueiro Maia, um busto em homenagem a este capitão de abril, elaborado pelo escultor Pedro Félix.

- Publicidade -

Para Bruno Lage, presidente da União das Freguesias de Faro, “é de inteira justiça homenagear Salgueiro Maia e perpetuar a sua memória neste busto, uma vez que se tornou o personagem central da revolução dos cravos pela sua coragem, espírito de liderança, determinação e competência. Foi ele que comandou a coluna militar que saiu de Santarém e marchou sobre Lisboa, ocupando o Terreiro do Paço, no dia 25 de abril de 1974. Contudo e porque uma operação militar desta envergadura não se faz sozinho, este busto também homenageia todos aqueles que participaram direta ou indiretamente nesta revolução e devolveram a Portugal a liberdade e a democracia.”

A primeira atividade começa esta terça-feira, dia 23, às 18h, no Conservatório Regional Maria Campina. Vai realizar-se uma cerimónia para homenagear todos os autarcas das extintas freguesias da Sé e de São Pedro e da atual União das Freguesias de Faro.

“O 25 de abril de 74, foi um momento que não apenas mudou o curso de Portugal, mas também definiu o rumo de uma sociedade mais justa, livre e democrática, pois não só marcou o fim de um regime autoritário em Portugal, mas também representou o início de uma nova era de abertura e ligação com o mundo. Após décadas de isolamento político e cultural sob o regime do Estado Novo, a Revolução dos Cravos abriu as portas de Portugal para o exterior, trazendo consigo uma onda de transformações profundas e positivas”, declara Bruno Lage

Na tarde do dia 25 acontece, no Pavilhão Desportivo da Penha, um torneio de minibasket “25 de abril”, que contará com a presença de mais de duas centenas de atletas.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.