“Geração à rasca” ganha voz através da Internet e Faro junta-se ao protesto

ouvir notícia

Facebook, blogosfera, YouTube: a Internet foi o veículo encontrado pelos precários para darem voz às suas queixas. Em março prometem sair à rua para o “Protesto da Geração à Rasca”.

O tema “Parva que Sou” , dos Deolinda, foi o mote. Agora, a discussão sobre a precariedade voltou a estar em cima da mesa e a Internet parece ser o rastilho usado pela já apelidada de “geração à rasca”.

No Facebook primeiro surgiu a página “Parva que Sou” . Os “amigos virtuais” acumularam-se e os comentários a exigir uma revolta começaram a surgir: “Está na hora do Povo vir para a rua conforme fizeram os da Tunísia, Egito e dos que vão aparecendo agora!!! Nós portugueses é que somos parvos e deixamos isto continuar”, escreveu um internauta no mural do grupo. E assim foi: quatro jovens acabaram por lançar um blogue com a ideia de um protesto “apartidário, laico e pacífico”.

- Publicidade -

O projeto foi aplaudido por milhares de pessoas no Facebook e, no próximo dia 12 de março, o “Protesto da Geração à Rasca” deverá descer pela avenida da Liberdade, em Lisboa. Em causa estarão “o direito ao emprego e à educação; a melhoria das condições de trabalho e… o fim da precariedade! O reconhecimento das qualificações, competência e experiência, espelhado em salários e contratos dignos!”, lê-se no manifesto deixado no Facebook.

O apelo foi lançado a todos os “desempregados, ‘quinhentoseuristas’ e outros mal remunerados, escravos disfarçados, subcontratados, contratados a prazo, falsos trabalhadores independentes, trabalhadores intermitentes, estagiários, bolseiros, trabalhadores-estudantes, estudantes, mães, pais e filhos de Portugal”. Em poucos dias cerca de sete mil pessoas aderiram ao protesto e prometem estar presentes na manifestação, que já conta com a autorização do Governo Civil de Lisboa, garantem os organizadores.

No norte do país, um grupo promete estar hoje no Café Avis (Rua de Avis, nº27), pelas 21h, para iniciar a organização do “Protesto no Porto!”.

Revolta na blogosfera

E se no Facebook os ânimos estão quentes, na blogosfera o cenário é igual. Depois dos concertos dos Deolinda nos Coliseus de Lisboa e Porto, o vídeo deixado no YouTube, com a banda a cantar “Parva que Sou”, espalhou-se de forma quase viral.

“Depois da fase dos estágios, lá conseguimos um primeiro trabalhinho pago. Pago como? A recibos verdes, obviamente. Após um primeiro ano de isenção de impostos, começamos então a saga de dar uma quantia absurda ao estado. São 160 euros para a segurança social. Mesmo que só se ganhe 300 euros”, lê-se no blogue “O Ovo Dentro do Armário” . O desabafo, que é semelhante a tantos outros deixados por bloguistas da “geração à rasca”, continua: “Pois é, meus senhores. Elogios não pagam alugueres de casa. Temos quase 30 e queremos mesmo sair da casa dos pais. Queremos seguir a nossa vida. Queremos casar e ter filhos e perpetuar a espécie (será que vale a pena?). Não nos venham dizer que não há dinheiro”.

Os mais novos mostram a sua revolta, mas os pais da “geração precária” também demonstram a solidariedade: “Andamos nós a enganar os nossos filhos e alunos com o ‘estuda para seres alguém na vida’. Estudar para quê?”, lê-se no blogue “Coisas da Educação” . Já no blogue “Diário de um Purgatório” a crítica recai sobre os políticos: “A esquerda caviar encontrou o hino que faltava. A direita a justificação para a liberalização dos despedimentos. A esquerda a luta contra os ‘instalados burgueses’. A direita a coberto do apoio à juventude renova as suas empresas com mão-de-obra barata”. Contudo a conclusão é clara: há que “exigir melhores e mais justas condições para todos. Lutar para que a distribuição de rendimentos do trabalho seja mais equitativa. Sem demagogias geracionais”.

Faro também adere

À imagem do que se vai passar nas cidades de Lisboa e Porto, também um grupo de jovens começou a fazer a “convocatória” aos jovens algarvios via facebook. Através daquela rede social, em menos de dois dias, mais de 400 pessoas já aderiram ao evento que está marcado para dia 12 de março, a partir das 15h00 no Largo de S. Francisco em Faro

Paula Cosme Pinto
JA/Rede Expresso
- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

1 COMENTÁRIO

  1. Atenção a esta noticia…. ainda não temos a aprovação do governo de civil de Faro, mas estamos a preparar a notificação para entregar à referida entidade. Depois, sim é oficial esta manifestação!

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.