GNR faz esclarecimento sobre efetivos do Comando Territorial de Faro

A informação surge na sequência de uma apresentação efetuada por parte do Comando Territorial de Faro na Assembleia Municipal de Loulé

ouvir notícia

“Atendendo a algumas notícias de hoje que indicam falta de recursos na região, cumpre informar que não se verifica nenhum constrangimento que coloque em causa o patrulhamento e a segurança no Algarve”, assegura a o Comando Territorial de Faro em comunicado.

A informação surge na sequência de uma apresentação efetuada por parte do Comando Territorial de Faro na Assembleia Municipal de Loulé, onde foram feitas referências ao efetivo disponível. “A este respeito, importa relevar que, em 2021, o Comando Territorial de Faro tinha um quadro de efetivo existente de 1 170 militares, sendo que, a 31 de maio de 2022, o efetivo existente é de 1 181 militares”, pode ler-se no documento.

Relativamente à existência “de um conjunto de militares indisponíveis por motivos diversos (férias, folgas, convalescenças, assistência à família, entre outros), são situações normais que decorrem do quadro legislativo em vigor e que não apresentam valores significativamente diferentes de anos anteriores”, esclarece aquela força policial.

- Publicidade -

“O Comando da Guarda, ciente da responsabilidade e da necessidade de gerir e balancear os recursos disponíveis, planeia o empenhamento dos efetivos e meios que se considerem necessários e adequados a cada zona da sua área de atuação, de acordo com a monitorização dos vários fenómenos criminais, numa ótica dinâmica e ajustada de patrulhamento, fiscalização e sensibilização, empenhando as várias valências da Guarda de forma a promover a visibilidade em toda a sua área de responsabilidade”, asseguram.

“É neste quadro que a Região conta com o reforço de meios no âmbito da Operação Verão Seguro, que inclui várias valências da GNR (tais como meios de ordem pública, cinotécnicos, patrulhas a cavalo, patrulhamento moto e ciclo)”, enumeram.  

Adicionalmente, “importa reconhecer o esforço que tem vindo a ser efetuado com o ingresso de novos Guardas na Guarda Nacional Republicana. No ano de 2021 foram iniciados cinco cursos de formação de Guardas, para 1400 vagas. Destas vagas, já integram o dispositivo 1044 militares, sendo que os restantes ainda se encontram em formação. Para o corrente ano estão previstas/autorizadas 1600 vagas, já tendo iniciado dois cursos de formação em abril e junho de 2022”, conclui a nota.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.