Governo anuncia financiamentos de 100 ME para empresas e reforço da Linha+Algarve

Da sustentabilidade à qualificação da oferta, os mecanismos no turismo estão disponíveis a partir de hoje e aplicam-se a entidades privadas

ouvir notícia

No Dia Mundial do Turismo, 27 de setembro, o ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva, anunciou financiamentos de 100 milhões de euros (ME) destinados a empresas do setor do turismo, foi revelado em comunicado. Uma das novidades é o reforço de 30ME do orçamento da Linha +Algarve, inserida na Linha de Apoio à Qualificação da Oferta, dirigidos exclusivamente à região.

Segundo o Ministério da Economia, 50 milhões de euros estão disponíveis através da linha de financiamento Turismo +Sustentável, a que as empresas podem aceder através dos seus bancos.

Este financiamento é dirigido a “investimentos na área da sustentabilidade ambiental (gestão da energia, gestão da água, gestão de resíduos, biodiversidade)” e o valor máximo por operação é de 750 mil euros. O prazo de reembolso máximo é de 15 anos e inclui quatro anos de carência.

- Publicidade -

“Está ainda previsto que 20% da operação possa ser convertido em fundo perdido se a empresa cumprir determinados objetivos relacionados com aspetos de sustentabilidade”, refere o Governo em comunicado.

Por outro lado, a linha de financiamento +Algarve, dirigida a requalificação de empreendimentos na região, é reforçada em 30 milhões de euros.

Este reforço (após o anterior orçamento ter sido esgotado) “até 2025 destina-se a continuar a apoiar projetos de investimento desenvolvidos por empresas do setor do turismo, sobretudo com foco na requalificação de ativos turísticos”, refere a mesma nota.

Nesta linha, o Algarve beneficia “das melhores condições” da Linha de Apoio à Qualificação da Oferta e que são aplicáveis aos territórios de baixa densidade. A partilha do crédito é de 75% Turismo de Portugal e 25% Banca. O prazo máximo de reembolso é de 15 anos, incluindo quatro anos de carência.

O Governo disse ainda que a Portugal Ventures lança a segunda edição da ‘Call Turismo +Crescimento’, com uma dotação de 20 milhões de euros. Este é um mecanismo de capital de risco, que capitaliza a empresa através da entrada do Fundo Turismo +Crescimento no capital social da empresa.

Para o ministro da Economia e do Mar “estes apoios, anunciados na data comemorativa do Dia Mundial do Turismo, representam a confiança e a aposta do governo neste setor estratégico para a economia e para o país. Por outro lado, a natureza dos apoios e os seus beneficiários demonstram, claramente, que há um reforço no apoio às empresas e que o foco do crescimento do setor não pode deixar de passar pela sustentabilidade e pela contínua valorização da oferta”, pode ler-se em comunicado.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.