História da Colónia Balnear Infantil de Alcoutim exposta na CCDR

Esta exposição é baseada na pesquisa e publicação de Celina Moura Arroz

ouvir notícia

A exposição sobre o projeto comunitário da Colónia Balnear Infantil de Alcoutim vai estar em exposição na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve (CCDR) entre os dias 3 e 27 de novembro, anunciou a autarquia.

Esta exposição é baseada na pesquisa e publicação de Celina Moura Arroz, “que reconstrói um acontecimento social da história da comunidade do concelho de Alcoutim que foi a fundação da colónia balnear para crianças, em idade escolar, na praia de Monte Gordo, entre 1959 e 1962”, segundo o comunicado.

Esta obra social “feliz e profundamente humana, abria outras janelas a estas crianças para espreitarem um outro mundo não rural e fortaleceria o desenvolvimento físico das crianças, criada pelo presidente da Câmara Municipal, Artur de Moura (1959-1963) levou, ao longo de 4 anos (1959-1962), mais de mil crianças à praia de Monte Gordo, a praia mais conhecida e frequentada do Algarve por turistas portugueses e estrangeiros”, acrescenta.

- Publicidade -

A experiência era vivida durante o período de férias escolares de verão por crianças que, na sua maioria, nunca tinha visto o mar.

O projeto social envolveu a comunidade e teve o financiamento da Fundação Calouste Gulbenkian e de outras instituições do Estado, com a roupa uniforme das crianças a ser produzida por costureiras de Martim Longo, com a coordenação de Maria José Lopes.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.