História de Aljezur salvaguardada e perpetuada em livro

ouvir notícia

.

O município de Aljezur apresenta no próximo dia 23 de Janeiro, pelas 15h00, no salão nobre dos paços do concelho, o seu livro de prestigio “Aljezur, o Coração da Costa Vicentina”.

“Trata-se de uma competência material da câmara municipal no âmbito da publicação de documentos e registos que salvaguardem e perpetuem a história do município”, refere a autarquia, frisando que “este é o livro do concelho de Aljezur”.

“Este é o resultado de um longo levantamento fotográfico, realizado ao longo dos últimos quatro anos. Este é um objeto repleto de emoções fortes e sensações singulares que traduzem a essência de Aljezur”, sublinha a câmara municipal, explicando que, durante os últimos anos, foi realizado um grande trabalho para identificar, registar e dar a conhecer, de forma rigorosa, agradável, cuidada e atual, todo o território do concelho de Aljezur: história e geografia; património natural – paisagens/natureza/praias; património histórico e arqueológico; gastronomia; tradições…

- Publicidade -

“Criámos um objeto eminentemente visual em que a fotografia, grafismo e texto, são partes indissociáveis. A imagem a fazer a síntese de um concelho único, divulgando-o de uma forma cuidada”, sintetiza o município em comunicado.

Os elementos decorativos do Foral de Aljezur, concedido por D. Manuel I, a 1 de junho de 1504, inspiraram o projeto gráfico deste livro, no qual os elementos foram reinterpretados, remetendo agora para a contemporaneidade. “Do mesmo modo, também as técnicas e os materiais escolhidos procuram transmitir qualidade, inovação e rigor”, acrescentam os promotores.

Esta edição do município de Aljezur conta com fotografias de João Mariano e textos de João Paulo Sacadura.

JA

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.