Hora do Planeta: Já há data para o mundo se unir pela sustentabilidade

ouvir notícia

O maior evento mundial dedicado à consciencialização para a proteção do planeta decorre dia 23 de março, sexta-feira, em mais de 190 países e territórios. Em Portugal, autarquias são incentivadas a fazer parte da mudança.

A Hora do Planeta assinala-se entre as 20h30 e as 21h30 (hora local). A iniciativa é promovida ela WWF e reconhecida pelo icónico desligar de luzes e de aparelhos eletrónicos não-essenciais levado a cabo por milhões de pessoas como incentivo a agir por um planeta mais sustentável.

As autarquias podem ainda organizar atividades ambientais como: caminhadas noturnas, observação de estrelas, passeios de bicicleta, workshops eco-friendly, sessões de ioga, jogos de sombras, jantares comunitários sustentáveis, entre outras.

- Publicidade -
O momento da Hora do Planeta em Lisboa, no ano passado. Foto/ANP/WWF

Estas ações complementares são “muito importantes” para a ANP|WWF, pois, como explica a diretora-executiva, Ângela Morgado, “o apagão não é passivo nem tem como finalidade a poupança energética. A ideia é aproveitar aquela hora para trazer à luz uma reflexão sobre o que realmente podemos fazer pelo ambiente no dia a dia”.

Portugal já tem desligado luzes de espaços icónicos como o Castelo de S. Jorge, Ponte 25 de Abril, Cristo Rei e MAAT (Lisboa), Convento de São Francisco (Açores), Mosteiro da Serra do Pilar (Gaia), Estação de S. Bento, Ponte da Arrábida e Ponte do Freixo (Porto), Castelo de Beja, Castelo de Sesimbra e Farol da Nazaré, entre outros.

Um pouco por todo o mundo, todos os anos outros edifícios e monumentos emblemáticos também ficam às escuras durante uma hora, nomeadamente a Torre Eiffel em Paris, Coliseu em Roma, Ópera de Sydney na Austrália, Estátua do Cristo Redentor no Rio de Janeiro, Big Ben em Londres e Empire State Building e sede das Nações Unidas, ambos em Nova Iorque.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.