Hotéis algarvios são os mais “verdes”

ouvir notícia

As unidades hoteleiras de Carvoeiro, Lagos e Marina Vilamoura do grupo Tivoli são pioneiras num sistema de reciclagem, que separa e encaminha mais de uma tonelada de resíduos diariamente. Os hotéis algarvios têm desde pequenos ecopontos nos quartos, até grandes contentores para armazenar milhares de garrafas de plástico.

O certificado Reciclagem 100%, criado em 2008 pela Sociedade Ponto Verde (SPV), com o intuito de certificar espaços e eventos com “garantia verde”, acaba de ser atribuído pela primeira vez a uma cadeia hoteleira portuguesa.

Trata-se do grupo Tivoli, que viu serem distinguidos os hotéis Marina Vilamoura, Lagos e Carvoeiro, por garantirem “a separação da totalidade dos resíduos de forma correta, com vista à sua reciclagem”.

- Publicidade -

Em declarações ao JA, a diretora de qualidade da Tivoli, Adriana Jacinto, explicou que os hotéis certificados procederam à instalação de ecopontos, que vão desde pequenos contentores de separação seletiva nos quartos de todos os hotéis algarvios, até contentores específicos para depositar milhares de garrafas de plástico produzidas frequentemente em congressos e conferências.

Mas o sistema de reciclagem vai muito mais além das embalagens de plástico, conforme adianta a responsável: “Existem muitos outros resíduos que também são corretamente encaminhados para reciclagem, como eletrodomésticos e equipamentos antigos, alcatifas, mobiliário, lâmpadas ou óleo alimentar”, que, no caso do Hotel Tivoli Carvoeiro, é recolhido por uma empresa de Lagoa, que produz biodiesel.

“Tudo isto tem custos adicionais, mas encaramo-los como um investimento que trará os seus lucros. Além disso, o sistema permite outras poupanças, como água e energia, e previne a poluição”, realça Adriana Jacinto.

Segundo a avaliação da Sociedade Ponto Verde aos três hotéis certificados no Algarve, estas unidades produzem mais de três toneladas de resíduos, sendo que cerca de 1,2 toneladas são indiferenciados.

Uma vez devidamente separados no local, esses resíduos são recolhidos e encaminhados pela SPV para entidades que asseguram a reciclagem, com a colaboração dos sistemas municipais, autarquias e operadores privados.

Em 2011, a cadeia hoteleira espera alcançar a mesma certificação para os hotéis Tivoli Victoria, Tivoli Victoria Residence e Tivoli Jardim.

Nuno Couto / Jornal do Algarve

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.