Idade da reforma passa para os 66 anos

ouvir notícia

.

A partir de 1 de janeiro do próximo ano, o factor de sustentabilidade das pensões de reforma vai ser agravado.

Segundo a proposta do OE 2014, o ano de referência inicial da esperança média de vida aos 65 anos, que serve de base para apurar o factor de sustentabilidade, deixará a ser 2006 e passará a ser 2000. Uma alteração que provocará um aumento do factor de sustentabilidade dos atuais 4,78% para cerca de 12%.

Ao mesmo tempo, há uma alteração da idade normal de acesso à pensão de velhice em vigor (65 anos), por indexação ao factor de sustentabilidade. Isto significa que em 2014 a idade da reforma será igual à idade de 65 anos mais o tempo necessário à compensação do impacto do factor de sustentabilidade, assumindo uma taxa de bonificação de 1% por mês.

- Publicidade -

Assim, em 2014, serão necessários mais 12 meses de trabalho para além dos 65 anos para compensar a redução do montante das pensões em resultado da aplicação do novo factor de sustentabilidade de cerca de 12%. Isto significa que a idade normal de acesso à pensão subirá para os 66 anos.

Estão salvaguardados, contudo, todos os trabalhadores que completem 65 anos até ao final de 2013, podendo estes reformar-se em 2014 nas condições atuais.

Sónia M. Lourenço (Rede Expresso)

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.