Inquérito a empresários revela “segredos” para sucesso

ouvir notícia

Estudo destaca características de empresas portuguesas que cresceram em 2010.

A empresa Sage, líder mundial no desenvolvimento de software de gestão, realizou um inquérito onde analisa o estado do mercado nacional e identificar as características das empresas que mesmo na atual conjuntura estão a conseguir crescer. Estas empresas são designadas pelos especialistas como “Edelweiss”.

A análise dos inquéritos realizados permitiu concluir que 37 por cento das empresas inquiridas estão enquadradas na designação “Edelweiss”, ou seja, cresceram em 2010.
“Em termos de classificação, 67% das empresas Edelweiss têm até 10 colaboradores e os setores mais representados são os Serviços a empresas (26%), o comércio (22%) e as Tecnologias de Informação (17%). Geograficamente, 33% destas empresas estão em Lisboa e 23% no Porto”, lê-se na informação divulgada pela Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP).
“A estratégia competitiva de 27% das empresas Edelweiss passa pela aposta em produtos/serviços de maior qualidade, sendo a motivação dos colaboradores apontada como o principal fator no desenvolvimento da estratégia de crescimento (pontuação de 8,73 em 10), seguido pela Inovação (8,60). Para as empresas Edelweiss também é um bom momento para investir em Inovação (65%), Formação (74%) e Tecnologias de Informação (66%)”, continua.
Os dados analisados permitem ainda dizer que os empresários responsáveis por estas “Edelweiss” se mostram mais confiantes do que a generalidade das empresas e 35 por cento destes inquiridos prevê um aumento do volume de negócios na ordem dos 35 por cento.
Outro dado que é sublinhado nas conclusões do estudo é o facto de 36 por cento destas empresas terem recebido financiamento por parte de entidades financeiras.
“Para fazer face à crise, 28% das empresas apostaram numa estratégia orientada para Produtos/Serviços de maior qualidade, enquanto 22% estão focadas no cliente. A abertura de novos mercados foi a estratégia seguida por 10% das empresas. A motivação dos colaboradores é considerada um dos fatores de maior importância para o desenvolvimento de uma estratégia de crescimento”, são outros dos dados evidenciados nas conclusões do estudo.

- Publicidade -

Dado o atual contexto económico, cerca de 30% das PME inquiridas acredita que a faturação do seu negócio vai piorar enquanto 37% consideram que esta se manterá face a 2010.

O investimento em inovação (56%), em formação (68%) e em Tecnologias de Informação (60%) é considerado oportuno pelas empresas inquiridas. No que concerne à contratação de pessoal, para 87% das PME é um mau momento para o fazer.

O estudo em causa foi realizado entre 14 de abril e 4 de maio e a empresa responsável optou pela aplicação de inquéritos online enviados por email, divulgados no site institucional da empresa e através das redes sociais. O estudo recebeu resposta de cerca de 550 empresas do território continental e ilhas.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.