Inscrições abertas para o Grande Prémio de Crónica e Dispersos Literários APE/Câmara de Loulé

A Autarquia de Loulé, numa parceria com Associação Portuguesa de Escritores, promove mais uma edição (a 5ª) do Grande Prémio de Crónica e Dispersos Literários, cujas inscrições acontecem até ao próximo dia 2 de março.

Instituído pela Câmara Municipal de Loulé, que patrocina esta iniciativa, e pela Associação Portuguesa de Escritores, destina-se a galardoar anualmente uma obra em Português, publicada em livro e em primeira edição em Portugal, no ano anterior ao da sua entrega, nos domínios da crónica e dos dispersos literários reunidos em volume.

Assim, são admitidas a concurso nesta edição as obras publicadas no ano de 2019. Os candidatos deverão enviar cinco exemplares do livro publicado para a sede da APE (R. de S. Domingos à Lapa, Nº 17 – 1200-832 Lisboa), destinados aos membros do júri e à Biblioteca Municipal de Loulé.

À semelhança do que acontece desde a sua primeira edição, a entrega do Grande Prémio ao autor galardoado ocorrerá numa cerimónia pública em Loulé, integrada nas comemorações do Dia do Município, que este ano se assinala a 21 de maio.

O valor atribuído ao vencedor é de 12 mil euros.

Recorde-se que já venceram este prémio José Tolentino Mendonça, com Que coisa são as nuvens, em 2016, Rui Cardoso Martins, com Levante-se o Réu, em 2017, Mário Cláudio, com A Alma Vagueante, em 2018, e Pedro Mexia, com Lá Fora, em 2019.

Com o objetivo de valorizar os autores nacionais e de promover a difusão da Língua e da Literatura portuguesa, a Autarquia de Loulé e a Associação Portuguesa de Escritores celebraram um Memorando de Entendimento que tem neste prémio uma das suas principais iniciativas.

João Prudêncio

João Prudêncio

Adiconar comentário

Carregue aqui para comentar

Comentar

Tamanho da Fonte
Contraste